O traçado Fluvial do rio Cuiabá interpelados no Etnoconhecimento e na Educação Crítica

Autores

  • Fabia Elaine Ferreira de Melo Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC -MT) https://orcid.org/0000-0002-0942-6089
  • Jorge Sobral da Silva Maia Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17186

Palavras-chave:

Etnoquímica, Escola pública, Etnoconhecimento, Educação Ambiental Crítica

Resumo

The fluvial routeofthe Cuiabá River questioned in Ethnoknowledge and Critical Education

O Rio Cuiabá, em Mato Grosso, é essencial para equilíbrio ecológico e transmissão do conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas e indígenas, reflete as dinâmicas ambientais e culturais que moldam a relação com o rio. O objetivo da pesquisa foi investigar as práticas e reflexões presentes nos componentes curriculares na educação ambiental, com foco nas unidades escolares ribeirinhas dos distritos da Aldeia e do Distrito de Baús, no município de Acorizal – MT. Foi realizada a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de rodas de conversa, entrevistas com docentes e profissionais da educação, com observação participante. Os resultados apontam que a perspectiva crítica e emancipatória, incentiva a reflexão e a ação transformadora nas comunidades. O intercâmbio de conhecimentos e etnosaberes, mediado pelo traçado fluvial do Rio Cuiabá, aprofundou a compreensão das representações locais e do uso dos recursos naturais.

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Biografia do Autor

Fabia Elaine Ferreira de Melo, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC -MT)

 Doutora em Educação para Ciência na Unesp - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru, Mestre em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT/2019). Professora, pesquisadora Etnoquímica, Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Química (UFMT/2007). Professora da Educação Básica -SEDUC-MT.

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP), Professor, pesquisador e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências da UNESP. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP em Bauru/SP.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Melo, F. E. F. de, & da Silva Maia, J. S. (2025). O traçado Fluvial do rio Cuiabá interpelados no Etnoconhecimento e na Educação Crítica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–26. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17186

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