O traçado Fluvial do rio Cuiabá interpelados no Etnoconhecimento e na Educação Crítica
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17186Palavras-chave:
Etnoquímica, Escola pública, Etnoconhecimento, Educação Ambiental CríticaResumo
The fluvial routeofthe Cuiabá River questioned in Ethnoknowledge and Critical Education
O Rio Cuiabá, em Mato Grosso, é essencial para equilíbrio ecológico e transmissão do conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas e indígenas, reflete as dinâmicas ambientais e culturais que moldam a relação com o rio. O objetivo da pesquisa foi investigar as práticas e reflexões presentes nos componentes curriculares na educação ambiental, com foco nas unidades escolares ribeirinhas dos distritos da Aldeia e do Distrito de Baús, no município de Acorizal – MT. Foi realizada a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de rodas de conversa, entrevistas com docentes e profissionais da educação, com observação participante. Os resultados apontam que a perspectiva crítica e emancipatória, incentiva a reflexão e a ação transformadora nas comunidades. O intercâmbio de conhecimentos e etnosaberes, mediado pelo traçado fluvial do Rio Cuiabá, aprofundou a compreensão das representações locais e do uso dos recursos naturais.
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