Explorando a gamificação no ensino de Química Ambiental
implementação do jogo didático “Que Plástico Eu Sou?” com estudantes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18223Palavras-chave:
Química Ambiental, Educação Ambiental, Plásticos, GamificaçãoResumo
Exploring gamification in the teaching of Environmental Chemistry: implementation of the didactic game “What Plastic Am I?” with basic education students
Este trabalho explora a gamificação como uma estratégia eficaz para o ensino de Química, destacando sua importância na abordagem de temas relevantes, como a Química Ambiental. O estudo busca fomentar discussões sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente e as maneiras de evitá-los ou minimizá-los. O foco principal é o jogo didático "Que plástico eu sou?", aplicado a estudantes da segunda série do Ensino Médio em uma escola estadual de São Mateus – ES, com o objetivo de estimulá-los a relacionar diferentes tipos de plásticos recicláveis às suas características químicas e aos impactos ambientais associados ao seu uso. A metodologia incluiu a utilização do jogo didático, seguida pela aplicação de um questionário que investigou as percepções dos estudantes. Os resultados indicam que o jogo foi bem recebido, promovendo discussões significativas sobre o descarte inadequado de plásticos e contribuindo para a contextualização dos conteúdos de Química de maneira envolvente.
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