Explorando a gamificação no ensino de Química Ambiental

implementação do jogo didático “Que Plástico Eu Sou?” com estudantes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18223

Palavras-chave:

Química Ambiental, Educação Ambiental, Plásticos, Gamificação

Resumo

Exploring gamification in the teaching of Environmental Chemistry: implementation of the didactic game “What Plastic Am I?” with basic education students

Este trabalho explora a gamificação como uma estratégia eficaz para o ensino de Química, destacando sua importância na abordagem de temas relevantes, como a Química Ambiental. O estudo busca fomentar discussões sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente e as maneiras de evitá-los ou minimizá-los. O foco principal é o jogo didático "Que plástico eu sou?", aplicado a estudantes da segunda série do Ensino Médio em uma escola estadual de São Mateus – ES, com o objetivo de estimulá-los a relacionar diferentes tipos de plásticos recicláveis às suas características químicas e aos impactos ambientais associados ao seu uso. A metodologia incluiu a utilização do jogo didático, seguida pela aplicação de um questionário que investigou as percepções dos estudantes. Os resultados indicam que o jogo foi bem recebido, promovendo discussões significativas sobre o descarte inadequado de plásticos e contribuindo para a contextualização dos conteúdos de Química de maneira envolvente.

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Biografia do Autor

Giseli Will, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)

Mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Licenciada em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora de Química, contratada pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU).

Gilmene Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus (UFES)

Graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, no Campus São Mateus.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Will, G., & Bianco, G. (2025). Explorando a gamificação no ensino de Química Ambiental: implementação do jogo didático “Que Plástico Eu Sou?” com estudantes da educação básica . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–22. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18223

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