Racionalidade Ambiental

reflexões sobre do papel da Educação Ambiental na construção de outros futuros possíveis

Autores

  • Douglas Marques de Almeida Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Valeria Ghisloti Iared Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-1082-9870

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16759

Palavras-chave:

Afetividade, Educação Ambiental, Virada Ontológica, Crise Ambiental

Resumo

Environmental Rationality: Reflections on the role of Environmental Education in the construction of other possible futures

Vivemos em uma sociedade sustentada num paradigma racional que se retroalimenta no sentido incansável da produção sobre a natureza, não reconhecendo seus limites naturais. Tal modo de compreender o mundo tem prejudicado as relações de vida no planeta e nos colocado diante de questões sobre o que fazemos com o conhecimento que temos sobre este mundo. Com base nas proposições de Enrique Leff, a crise ambiental surge como efeito de uma crise do conhecimento, que resulta da forma como a sociedade compreende e transforma o mundo. Nesse sentido, nos convida a rearticular as relações sociedade e natureza através da construção de uma racionalidade ambiental. Neste trabalho, argumentamos que a educação ambiental apresenta sentido estratégico na constituição da racionalidade ambiental, uma vez que possibilita uma formação capaz de criar novos valores vinculados à transformação da realidade, sugerindo novos sentidos às práticas educativas que se inserem na busca por esta virada ontológica.

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Biografia do Autor

Douglas Marques de Almeida, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Setor Palotina da UFPR. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UFPR) na Linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Email douglas.marques@ufpr.br

Valeria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Ciências, Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Email valeria.iared@ufpr.br

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Marques de Almeida, D., & Ghisloti Iared, V. (2025). Racionalidade Ambiental: reflexões sobre do papel da Educação Ambiental na construção de outros futuros possíveis. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–15. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16759

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