Racionalidade Ambiental
reflexões sobre do papel da Educação Ambiental na construção de outros futuros possíveis
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16759Palavras-chave:
Afetividade, Educação Ambiental, Virada Ontológica, Crise AmbientalResumo
Environmental Rationality: Reflections on the role of Environmental Education in the construction of other possible futures
Vivemos em uma sociedade sustentada num paradigma racional que se retroalimenta no sentido incansável da produção sobre a natureza, não reconhecendo seus limites naturais. Tal modo de compreender o mundo tem prejudicado as relações de vida no planeta e nos colocado diante de questões sobre o que fazemos com o conhecimento que temos sobre este mundo. Com base nas proposições de Enrique Leff, a crise ambiental surge como efeito de uma crise do conhecimento, que resulta da forma como a sociedade compreende e transforma o mundo. Nesse sentido, nos convida a rearticular as relações sociedade e natureza através da construção de uma racionalidade ambiental. Neste trabalho, argumentamos que a educação ambiental apresenta sentido estratégico na constituição da racionalidade ambiental, uma vez que possibilita uma formação capaz de criar novos valores vinculados à transformação da realidade, sugerindo novos sentidos às práticas educativas que se inserem na busca por esta virada ontológica.
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