Os pressupostos históricos da Educação Ambiental e a crise ambiental atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14095

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Política Nacional de Educação Ambiental

Resumo

A partir de 2017, diversos países elegeram governos ultraconservadores que ignoram a crise ambiental. Este artigo tem como objetivo central reconstituir a história da Educação Ambiental em âmbito nacional e internacional. Como objetivos específicos, o artigo pretende a) recuperar a memória histórica da luta pela implementação e consolidação da Educação Ambiental (EA) no combate à crise ambiental e b) apresentar as ações do governo federal brasileiro e de seus aliados no parlamento que visam a desmontar as políticas públicas ambientais, em particular a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Metodologicamente, esta é uma pesquisa bibliográfica. Concluímos que, no Brasil, está em curso um projeto de governo cujo objetivo é aniquilar as políticas ambientais.

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Biografia do Autor

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Habilitações Pedagógicas, Centro de Educação. Pós-doutorado em Linguística-Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING-UFPB), Doutor em Educação Ambiental-Programa de Pósgraduação em Educação Ambiental (PPGEA-FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM-UFPA), Especialista em Psicopedagogia (FACINTER), Licenciado em Pedagogia (UNEB).  Líder do Grupo de Pesquisa Educação Ambinetal e Formação de Professores. 

Iohanna Maria de Assis Estevam Lucena Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, membro do grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores.  

Andrei Rufino da Silva, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Aluno de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, membro do grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores. 

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Macedo Pereira, A. ., de Assis Estevam Lucena Figueiredo, I. M., & da Silva, A. R. (2022). Os pressupostos históricos da Educação Ambiental e a crise ambiental atual. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14095