Os pressupostos históricos da Educação Ambiental e a crise ambiental atual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14095

Palabras clave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Política Nacional de Educação Ambiental

Resumen

As of 2017, several countries have elected ultraconservative governments that ignore the environmental crisis. The main objective of this article is to reconstruct the history of Environmental Education at the national and international levels. As specific objectives, the article aims to a) recover the historical memory of the struggle for the implementation and consolidation of Environmental Education (EE) in the fight against the environmental crisis and b) present the actions of the Brazilian federal government and its allies in parliament that aim to dismantle the environmental public policies, in particular the National Environmental Education Policy (PNEA). Methodologically, this is a bibliographic research. We conclude that, in Brazil, a government project is underway whose objective is to annihilate environmental policies.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Habilitações Pedagógicas, Centro de Educação. Pós-doutorado em Linguística-Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING-UFPB), Doutor em Educação Ambiental-Programa de Pósgraduação em Educação Ambiental (PPGEA-FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM-UFPA), Especialista em Psicopedagogia (FACINTER), Licenciado em Pedagogia (UNEB).  Líder do Grupo de Pesquisa Educação Ambinetal e Formação de Professores. 

Iohanna Maria de Assis Estevam Lucena Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, membro do grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores.  

Andrei Rufino da Silva, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Aluno de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, membro do grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores. 

Citas

BRASIL. Carta de Belgrado. Disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/8066-carta-de-belgrado. Acesso em 22 de jul. 2020.

BRASIL. Declaração de Thessaloniki. Disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/8070-declara%C3%A7%C3%A3o-de-thessaloniki.html. Acesso em 22 de jul. 2020.

BRASIL. Decreto 73.030, de 30 de outubro de 1973. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-73030-30-outubro-1973-421650-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 30 de jul. 2020.

BRASIL. Política Nacional de Meio Ambiente. Disponível em: file:///C:/Users/Uso%20Pessoal/Desktop/Lei_6938_31_agosto_1981_atualizada_pl.pdf. Acesso em 30 de jul. 2020.

BRASIL. Histórico brasileiro. Disponível em: https://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/pol%C3%ADtica-nacional-de-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental/historico-brasileiro.html. Acesso em 30 de jul. 2020.

BRASIL. Fundo Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.mma.gov.br/fundo-nacional-do-meio-ambiente. Acesso em 30 de jul. 2020.

BRASIL. Políticas de melhoria da Educação de qualidade: um balanço institucional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Relat.pdf. Acesso em 31 de jul. 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 05 de ago. de 2020.

BRASIL. Projeto de Lei nº 2362/2019. https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=7941952&ts=1594034268637&disposition=inline. Acesso em 05 de ago. de 2020.

COSTA, Anna Gabriela. Ministro do Meio Ambiente sugere 'passar boiada' enquanto o foco é coronavírus. CNN Brasil. P. 01, maio 2020

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/05/22/ministro-do-meio-ambiente-sugere-passar-boiada-enquanto-o-foco-e-coronavirus

GREENPEACE. p. 1-3, 2019. Disponível em: https://www.greenpeace.org.br/hubfs/atos-medidas-bolsonaro-100dias.pdf. Acesso em 05 de ago. de 2020.

HARVEY, David. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. 1ª. ed. São Paulo, Boitempo, 2018.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. O que muda (ou sobra) no Meio Ambiente com a reforma de Bolsonaro? Desenvolvimento Sustentável. p. 01, jan. 2019. Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/o-que-muda-ou-resta-no-meio-ambiente-com-a-reforma-de-bolsonaro. Acesso em 05 de ago. de 2020.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 5ª ed. São Paulo, Editora Cortez, 2002.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória da educação ambiental. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória da educação ambiental. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo, Boitempo, 2005.

MARTINS, Patrícia. “Cancún brasileira de Bolsonaro ameaça reserva ambiental”, diz Ascema. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/meio-ambiente/cancun-brasileira-de-bolsonaro-ameaca-reserva-ambiental-diz-ascema/. Acesso em 05 de ago. de 2020.

MAURÍCIO, Ângelo. Amazônia. Notícia e Informação. Ministério do Meio Ambiente sugere desconsiderar metas para reduzir queimadas e desmatamento na Amazônia. p. 01, ag. 2020. Disponível em: http://amazonia.org.br/2020/08/ministerio-do-meio-ambiente-sugere-desconsiderar-metas-para-reduzir-queimadas-e-desmatamento-na-amazonia/. Acesso em 6 de agosto 2020.

MASCARO, Alysson Leonardo. Introdução ao estudo do direito. 6ª ed. São Paulo, Atlas, 2019.

OLIVEIRA, Caroline. Especialistas em educação ambiental protocolam manifesto contra medidas de Bolsonaro. JUSTIFICANDO. Mentes inquietas pensam direito.jan, 2019. Disponível em: http://www.justificando.com/2019/01/14/especialistas-em-educacao-ambiental-protocolam-manifesto-contra-medidas-de-bolsonaro/.Acesso em 05 de ago. de 2020.

ONU. PNUMA- Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente. Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia/pnuma/. Acesso em 22 de jul. 2020.

ONU. Declaración de la conferencia de lasnaciones unidas sobre elmedio humano (declaración de estocolmo), de 1972, y declaración de río sobre elmedio ambiente y eldesarrollo, de 1992. Disponível em: file:///C:/Users/Uso%20Pessoal/Desktop/Historic%20Archives%20-%20Rio%20Declaration%20on%20Environment%20and%20Development%20-%20Introductory%20Note%20-%20Spanish.pdf. Acesso em 22 de jul. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2019.

SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (SISNAMA). AÇÕES EFETIVADAS E VAGAS, Mateus. Salles recua da tentativa de alterar meta de redução de desmatamento e queimadas, diz economia. Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,salles-recua-da-tentativa-de-alterar-meta-de-reducao-de-desmatamento-e-queimadas-diz-economia,70003387707

SPEZIA, Adi. STF mantém demarcações na Funai e impõe derrota ao governo Bolsonaro. Disponível em: https://cimi.org.br/2019/08/stf-mantem-demarcacoes-na-funai-e-impoe-derrota-ao-governo-bolsonaro/. Acesso em 05 de ago. de 2020.

TRIGUEIRO, André. 15 pontos para entender os rumos da desastrosa política ambiental no governo Bolsonaro. Blog André Trigueiro. Jan., 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/06/03/15-pontos-para-entender-os-rumos-da-desastrosa-politica-ambiental-no-governo-bolsonaro.ghtml. Acesso em 05 de ago. de 2020.

METZGER, Jean Paul et al. Por que o Brasil precisa de suas reservas legais. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S2530064419301750?token=20180F555271606FD8D7B724467909264DA838912350419533EE2AFEB604FA89C469551A0331897F35B2F234184EB869&originRegion=us-east-1&originCreation=20210621191834. Acesso em 21 de jun. de 2021.

BRASIL/INEPE. A estimativa da taxa de desmatamento por corte raso para a Amazônia Legal em 2019 é de 9.762 km². Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5294. Acesso em 21 de jun. de 2021.

SANTOS, Thiago Oliveira Dos; ANDRADE FILHO, Valdir Soares De; ROCHA, Vinícius Machado; MENEZES, Janaína de Souza. Os impactos do desmatamento e queimadas de origem antrópica sobre o clima da Amazônia brasileira: um estudo de revisão, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Uso%20Pessoal/Downloads/4430-18133-1-PB.pdf. Acesso em 22 de fev. de 2022.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Macedo Pereira, A. ., de Assis Estevam Lucena Figueiredo, I. M., & da Silva, A. R. (2022). Os pressupostos históricos da Educação Ambiental e a crise ambiental atual. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–29. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14095