Os sentidos de ecologia na escrita autoral de crônicas
letramentos socioambientais na formação inicial em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17321Palavras-chave:
crônicas ambientais, letramentos socioambientais, ensino das ciências, formação de professores, educação ambientalResumo
The meanings of ecology in the authorial writing of chronicles: socio-environmental literacies in initial training in Biological Sciences
Este artigo aborda a escrita de crônicas ambientais no âmbito de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior federal situada no Nordeste brasileiro. O objetivo foi analisar os sentidos e significados de ecologia que emergem nos textos de estudantes-autores(as) ao refletirem sobre suas experiências com a ecologia percebida no cotidiano. A metodologia empregada envolveu uma análise textual interpretativa, dialogando com o referencial construído a partir da noção de “letramento socioambiental” e a literatura na área de educação ambiental. Os resultados deste estudo apontam que a abordagem da produção de crônicas ambientais autorais na formação docente pode proporcionar uma base adequada para a prática social de leitura e escrita voltadas às questões socioambientais.
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