Os sentidos de ecologia na escrita autoral de crônicas

letramentos socioambientais na formação inicial em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17321

Palavras-chave:

crônicas ambientais, letramentos socioambientais, ensino das ciências, formação de professores, educação ambiental

Resumo

The meanings of ecology in the authorial writing of chronicles: socio-environmental literacies in initial training in Biological Sciences

Este artigo aborda a escrita de crônicas ambientais no âmbito de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior federal situada no Nordeste brasileiro. O objetivo foi analisar os sentidos e significados de ecologia que emergem nos textos de estudantes-autores(as) ao refletirem sobre suas experiências com a ecologia percebida no cotidiano. A metodologia empregada envolveu uma análise textual interpretativa, dialogando com o referencial construído a partir da noção de “letramento socioambiental” e a literatura na área de educação ambiental. Os resultados deste estudo apontam que a abordagem da produção de crônicas ambientais autorais na formação docente pode proporcionar uma base adequada para a prática social de leitura e escrita voltadas às questões socioambientais.

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Biografia do Autor

Raí de Amorim Freire, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre em Ensino das Ciências no PPG em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). Professor de Ciências na Educação básica.  E-mail: raiamorimf@gmail.com 

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Educação (UFSCar). Professora no Departamento de Biologia e PPG Ensino das Ciências (UFRPE), Recife, PE, Brasil.  E-mail: carmen.farias@ufrpe.br 

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Freire, R. de A., & Farias, C. R. de O. F. (2025). Os sentidos de ecologia na escrita autoral de crônicas: letramentos socioambientais na formação inicial em Ciências Biológicas . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–19. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17321

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