A Emergência Climática e as mulheres
Apontamentos para os Fundamentos da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15685Palavras-chave:
Mudanças Climáticas. Reprodução Social. Educação Ambiental. Mulheres.Resumo
The Climate Emergency and Women: Notes for the Fundamentals of Environmental Education
Este artigo apresenta uma pesquisa de natureza teórica, com parte de sustentação em pesquisa bibliográfica sobre o possível diálogo entre a Emergência Climática, a Reprodução Social em uma perspectiva feminista e a Educação Ambiental. Para delimitar a pesquisa elencou-se os seguintes objetivos: i. Apresentar o conceito de Reprodução Social como base teórica para as discussões sobre crise climática; ii. Tecer uma análise sobre o desenvolvimento da crise climática em diálogo com a Reprodução Social; iii. Engendrar uma análise da relação entre a crise climática e Reprodução Social, como fundamentos para a Educação Ambiental. Os principais resultados indicam que a Educação Ambiental, ao trabalhar com a questão das mudanças climáticas, deve tecer essa análise também pelo viés da Reprodução Social, uma vez que as pessoas mais afetadas pelas consequência da crise do clima são as mulheres, pessoas racializadas e em situação de vulnerabilidade socioambiental.
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