A Emergência Climática e as mulheres

Apontamentos para os Fundamentos da Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15685

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas. Reprodução Social. Educação Ambiental. Mulheres.

Resumo

The Climate Emergency and Women: Notes for the Fundamentals of Environmental Education

Este artigo apresenta uma pesquisa de natureza teórica, com parte de sustentação em pesquisa bibliográfica sobre o possível diálogo entre a Emergência Climática, a Reprodução Social em uma perspectiva feminista e a Educação Ambiental. Para delimitar a pesquisa elencou-se os seguintes objetivos: i. Apresentar o conceito de Reprodução Social como base teórica para as discussões sobre crise climática; ii. Tecer uma análise sobre o desenvolvimento da crise climática em diálogo com a Reprodução Social; iii. Engendrar uma análise da relação entre a crise climática e Reprodução Social, como fundamentos para a Educação Ambiental. Os principais resultados indicam que a Educação Ambiental, ao trabalhar com a questão das mudanças climáticas, deve tecer essa análise também pelo viés da Reprodução Social, uma vez que as pessoas mais afetadas pelas consequência da crise do clima são as mulheres, pessoas racializadas e em situação de vulnerabilidade socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Bonilha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Ciências Biológicas (FURG) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Bolsista CAPES/DS.

Renato Roniel Zêgo Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Ciências Biológicas (PPGEA/FURG). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Bolsista CAPES/DS.

Tamires Lopes Podewils, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Licenciada em Filosofia (UFPel, 2018) e em Ciências Biológicas (FURG, 2011). Docente do Instituto de Educação da FURG.

Referências

ALTIERI, Miguel; NICHOLLS, Clara. Agroecología y cambio climático: ¿adaptación o transformación?. Revista De Ciencias Ambientales, vol. 52, N. 2, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=665070590003 Acesso em: 06/07/2023.

ARONOFF, Kate; BATTISTONI, Alyssa; COHEN, Daniel A.; RIOFRANCOS, Thea. Um planeta a conquistar: a urgência de um green new deal. Tradução de Aline Scátola. São Paulo: Planeta, 2020.

BATTACHARYA, Tithi. O que é reprodução Social? Tradução de Maíra Mee Silva. Revista Outubro. n. 32, 2019. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/09/04_Bhattacharya.pdf Acesso em: 05/07/2023.

CHESINI, Francisco, et al.. Mortality risk during heat waves in the summer 2013-2014 in 18 provinces of Argentina: Ecological study. Ciência & saúde coletiva, Vol. 27 (5), 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/8KGKmZrpY6VS7WskVP7v7tG/?lang=en Acesso em: 06/07/2023

CURIEL, Ochy. Crítica pós-colonial a partir das práticas políticas do feminismo antirracista. Revista de Teoria da História. Tradução de Lídia Maria de Abreu Generoso. Volume 22, Número 02, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/58979 Acesso em: 06/07/2023.

FEDERICI, Silvia. O Calibã e a Bruxa – mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. O Ponto Zero da Revolução – trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2019.

FERREIRA, Felipe Nobrega; FREITAS, José Vicente; ARAÚJO, Alessandra dos Santos; SILVA, Gabriel Ferreira da. A produção de teses e dissertações sobre as mudanças do clima no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, vol. 39, n. 3. 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14884 Acesso em: 06/07/2023.

IPCC, Intergovernmental Panel on Climate Change. Clima Change, 2007: Contribution of Working Group I for the Fourth Assessment Report (AR4) - Summary for Policy Makers (SPM), WMO/UNEP, Genebra, Suiça. 2007. Disponível em: https://www.ipcc.ch/srccl/chapter/summary-for-policymakers/ Acesso em: 05/07/2023.

JACKSON, Roland. Eunice Foote, John Tyndall and a question of priority. The Royal Society Publishing. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsnr.2018.0066. Acesso em: 25/05/2023.

LESSA, Sergio. O revolucionário e o estudo – por quê não estudamos? São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Neoliberalismo, Ambiente e o Papel dos Educadores: entre a Reprodução e a Autonomia. Cadernos de Pesquisa: pensamento educacional. Vol. 13, n. Especial, 2018. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/1194 Acesso em: 2/06/2023

LIMA, Gustavo. A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos. Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. Edição Especial do XVI EPEA, 2017.Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7141A Acesso em: 10/06/2023.

LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política – Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MOORE, Jason. Anthropocene or Capitalocene? Nature, History and the Crisis of Capitalism. Oakland: PM Press, 2016.

PEDRUZZI, Alana das Neves. Sobre presenças e ausências na Educação Ambiental Crítica. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental [Tese de Doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, 2019. Disponível em: 0000012964.pdf (furg.br). Acesso em: 06/06/2023

PENTEADO, Marina Pereira. O futuro é feminista (e anticapitalista): a narrativa cli-fi escrita por mulheres. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n. 2, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/QD7JhCxqNrg6FVRq698zSrq/?format=pdf Acesso em: 06/07/2023.

PODEWILS, Tamires Lopes. Educação Ambiental como complexo orientador da práxis humana: uma análise a partir de Gÿorgÿ Lukács. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental [Tese de Doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, 2019. Disponível em: https://argo.furg.br/?BDTD12236. Acesso em: 13/06/2023.

RIQUITO, Mariana. Antropoceno patriarcal, petro-masculinidades e masculinidades industriais: Diálogos feministas sobre a crise climática. Revista ex aequo- Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, 2021. Disponível em: https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/antropoceno-patriarcal-petro-masculinidades-e-masculinidades-industriais Acesso em: 5/07/2023.

VIANNA, Maria Daniela de Araújo. Mulheres, crise climática e COP27: o protagonismo feminino sob a lente da justiça climática. Organicom. Vol. 19, n. 40, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/206653. Acesso em: 01/07/2023.

VOSSOLE, Jonas Van. A Crise de Legitimidade Da Governança Climática Global. Combinação de uma Perspetiva Marxista e Polanyiana. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 100, 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/5275. Acesso em 06/07/2023.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Silva, A. B. da, Rodrigues, R. R. Z. ., & Podewils, T. L. . (2023). A Emergência Climática e as mulheres: Apontamentos para os Fundamentos da Educação Ambiental . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15685