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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15685

Palabras clave:

Mudanças Climáticas. Reprodução Social. Educação Ambiental. Mulheres.

Resumen

The Climate Emergency and Women: Notes for the Fundamentals of Environmental Education

Este artigo apresenta uma pesquisa de natureza teórica, com parte de sustentação em pesquisa bibliográfica sobre o possível diálogo entre a Emergência Climática, a Reprodução Social em uma perspectiva feminista e a Educação Ambiental. Para delimitar a pesquisa elencou-se os seguintes objetivos: i. Apresentar o conceito de Reprodução Social como base teórica para as discussões sobre crise climática; ii. Tecer uma análise sobre o desenvolvimento da crise climática em diálogo com a Reprodução Social; iii. Engendrar uma análise da relação entre a crise climática e Reprodução Social, como fundamentos para a Educação Ambiental. Os principais resultados indicam que a Educação Ambiental, ao trabalhar com a questão das mudanças climáticas, deve tecer essa análise também pelo viés da Reprodução Social, uma vez que as pessoas mais afetadas pelas consequência da crise do clima são as mulheres, pessoas racializadas e em situação de vulnerabilidade socioambiental.

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Biografía del autor/a

Andressa Bonilha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Ciências Biológicas (FURG) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Bolsista CAPES/DS.

Renato Roniel Zêgo Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Ciências Biológicas (PPGEA/FURG). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Bolsista CAPES/DS.

Tamires Lopes Podewils, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Licenciada em Filosofia (UFPel, 2018) e em Ciências Biológicas (FURG, 2011). Docente do Instituto de Educação da FURG.

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Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Silva, A. B. da, Rodrigues, R. R. Z. ., & Podewils, T. L. . (2023). Português: português. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15685