Formação Inicial de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá Nível Médio

do Desafio à Possibilidade. Uma Proposta Pedagógica Intercultural e Interdisciplinar

Autores

  • Maria Adriana Torqueti Rodrigues Universidad de Salamanca/Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (USAL/SED-MS) https://orcid.org/0009-0007-0044-0793
  • Racquel Valério Martins Universidade Federal da Grande Dourados/Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca (UFGD/ABS-USAL) https://orcid.org/0000-0001-6865-7592
  • Antonio Víctor García Martín Universidad de Salamanca (USAL)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18529

Palavras-chave:

Formação inicial, Educação ambiental, Professores indígenas, Interdisciplinaridade, Ára Verá

Resumo

Initial Training of Guarani/Kaiowá Indigenous Teachers Secondary Level: from the Challenge Possibility of an Intercultural and Interdisciplinary Pedagogical Proposal

A formação inicial de professores indígenas é um dos principais desafios na contemporaneidade e precisa ser prioridade entre as políticas públicas educacionais, para que efetivamente se consiga exercer práticas sustentáveis envolventes da educação ambiental, preservando a territorialidade cultural, sendo específicas, diferenciadas e interdisciplinares, que venham satisfazer aos anseios das comunidades escolares para os povos originários. Este artigo apresenta um recorte do doutoramento da primeira autora, em andamento pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha), no qual se estabelece diálogos com os estudiosos Paulo Freire (1981) e Célestin Freinet (1969), como uma maneira de pensar práticas decoloniais. Acabamos por descobrir e difundir a interdisciplinaridade como um movimento que contagia, é para nós, um quebra-cabeça que podemos montar com um ou mais conteúdos, entrelaçando-os entre disciplinas que se complementam no currículo e na realidade social, local e regional de um povo ou mais.

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Biografia do Autor

Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Universidad de Salamanca/Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (USAL/SED-MS)

Doutoranda em Ed/ucação pela USAL - Universidade de Salamanca; Professora na SED - MS Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul; Membro da ABS-USAL - Asociación de los Alumnos Brasileños de la U. Aprovado em: niversidad de Salamanca. Email: adritorquete@gmail.com

Racquel Valério Martins, Universidade Federal da Grande Dourados/Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca (UFGD/ABS-USAL)

Professora Visitante na Faculdad/e Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Doutora em Ed/ucação pela USAL - Universidade de Salamanca, Presidente da ABS-USAL - Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca. Email: racquelvm@gmail.com

Antonio Víctor García Martín, Universidad de Salamanca (USAL)

Catedrático de Universidad de Salamanca;  Departamento · Teoria e Historia de La Educación. Email: avm@usal.es

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Rodrigues, M. A. T., Martins, R. V., & García Martín, A. V. (2025). Formação Inicial de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá Nível Médio: do Desafio à Possibilidade. Uma Proposta Pedagógica Intercultural e Interdisciplinar . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18529

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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