Formação Inicial de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá Nível Médio
do Desafio à Possibilidade. Uma Proposta Pedagógica Intercultural e Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18529Palavras-chave:
Formação inicial, Educação ambiental, Professores indígenas, Interdisciplinaridade, Ára VeráResumo
Initial Training of Guarani/Kaiowá Indigenous Teachers Secondary Level: from the Challenge Possibility of an Intercultural and Interdisciplinary Pedagogical Proposal
A formação inicial de professores indígenas é um dos principais desafios na contemporaneidade e precisa ser prioridade entre as políticas públicas educacionais, para que efetivamente se consiga exercer práticas sustentáveis envolventes da educação ambiental, preservando a territorialidade cultural, sendo específicas, diferenciadas e interdisciplinares, que venham satisfazer aos anseios das comunidades escolares para os povos originários. Este artigo apresenta um recorte do doutoramento da primeira autora, em andamento pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha), no qual se estabelece diálogos com os estudiosos Paulo Freire (1981) e Célestin Freinet (1969), como uma maneira de pensar práticas decoloniais. Acabamos por descobrir e difundir a interdisciplinaridade como um movimento que contagia, é para nós, um quebra-cabeça que podemos montar com um ou mais conteúdos, entrelaçando-os entre disciplinas que se complementam no currículo e na realidade social, local e regional de um povo ou mais.
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