Educação Ambiental no processo formativo de professores:

Nunca vi, nem vivi, eu só ouço falar

Autores

  • Alexsandro Ferreira de Souza Silva Universidade Estadual do sudoeste da Bahia
  • Thais Mendes dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13561

Palavras-chave:

Desafios, . Formação de Professores, Interdisciplinaridade, Minicurso

Resumo

O presente artigo tem por objetivo, demonstrar as possibilidades para se trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar nas Instituições de Ensino e também analisar como os professores têm inserido a EA em suas práticas docentes. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que apresenta os resultados referentes a um questionário aplicado há 8 participantes de um minicurso. O questionário contou com 3 questões relacionadas ao que os cursistas concebiam por Educação Ambiental, e outras duas relacionadas ao contado que estes tiveram com a EA tanto na educação básica como na graduação. Foi possível constata que grande parte dos participantes tiveram pouco contato com a Educação Ambiental na educação básica e na graduação sendo que as abordagens presentes nesses espaços atendem, principalmente, a uma perspectiva biologizante. Percebeu-se ainda que a maioria dos cursistas também possuem uma visão da Educação Ambiental assentada numa esfera naturalista e conservadora.

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Biografia do Autor

Alexsandro Ferreira de Souza Silva, Universidade Estadual do sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP).

Thais Mendes dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP).

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Ferreira de Souza Silva, A., & Mendes dos Santos, T. . (2022). Educação Ambiental no processo formativo de professores: : Nunca vi, nem vivi, eu só ouço falar . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(1), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.13561