A Educação Ambiental na Formação de Professores de Física
Um estudo sobre dissertações e teses brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16945Palavras-chave:
Formação de professores, Revisão Bibliográfica, Ensino de Física, Educação Ambiental, Física AmbientalResumo
Environmental Education in Physics Teacher Training: A study on Brazilian dissertations and theses
Neste trabalho, apresentamos as principais características e tendências presentes em 15 dissertações e teses, defendidas entre 2002 e 2017, que relacionam o campo da Educação Ambiental e a formação de professores de Física. A partir da leitura integral das produções acadêmicas, classificamos e analisamos os documentos segundo os descritores estabelecidos a priori, sendo eles: ano de defesa, instituição de ensino superior, região do país, nível acadêmico, formação inicial e/ou continuada de professores, metodologia de pesquisa, instrumentos de coleta de dados e finalidade da pesquisa. Dentre as 15 pesquisas analisadas, identificamos que a maior parte foi defendida na região sudeste, advindas principalmente de mestrados acadêmicos voltados para a formação continuada de professores. As pesquisas foram caracterizadas principalmente como estudo de caso, e seus objetivos evidenciam uma preocupação em preencher lacunas da formação inicial dos professores através de cursos de formação.
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