A Educação Ambiental na Formação de Professores de Física

Um estudo sobre dissertações e teses brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16945

Palavras-chave:

Formação de professores, Revisão Bibliográfica, Ensino de Física, Educação Ambiental, Física Ambiental

Resumo

Environmental Education in Physics Teacher Training: A study on Brazilian dissertations and theses

Neste trabalho, apresentamos as principais características e tendências presentes em 15 dissertações e teses, defendidas entre 2002 e 2017, que relacionam o campo da Educação Ambiental e a formação de professores de Física. A partir da leitura integral das produções acadêmicas, classificamos e analisamos os documentos segundo os descritores estabelecidos a priori, sendo eles: ano de defesa, instituição de ensino superior, região do país, nível acadêmico, formação inicial e/ou continuada de professores, metodologia de pesquisa, instrumentos de coleta de dados e finalidade da pesquisa. Dentre as 15 pesquisas analisadas, identificamos que a maior parte foi defendida na região sudeste, advindas principalmente de mestrados acadêmicos voltados para a formação continuada de professores. As pesquisas foram caracterizadas principalmente como estudo de caso, e seus objetivos evidenciam uma preocupação em preencher lacunas da formação inicial dos professores através de cursos de formação.

Downloads

Biografia do Autor

Letícia Estevão Moraes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciada em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre e Doutora em Ensino de Ciencias e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora substituta de Física no Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque, atuando no ensino médio integrado ao técnico e ensino superior. Participa do Grupo de Pesquisas em Ensino e Divulgação da Ciência (GPEDIC), da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Maria José Fontana Gebara, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Bacharel e licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação e doutora em Ciências pela mesma instituição. Atualmente é professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Referências

ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H.S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas ano XX, n. 68, p. 301-309, dez. 1999.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Editora 70, 2004. 279.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: indicadores educacionais. Brasília, DF: Inep, 2023.

BRZEZINSKI, Iria. Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 71-94, ago/dez. 2009.

CARVALHO, Raquel A.; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Panorama da pesquisa sobre formação de professor no Brasil presente em periódicos da área de Educação: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 a 2016. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 5, n.4, p. 106-118, jul/set. 2018.

CHRISTIANI, Guilherme; SOUZA, Tatiana N. O estado da arte das pesquisas sobre formação de professores em educação ambiental nas áreas de ciências e biológica. Educação Ambiental em Ação, n. 62, ano XVI, dez-fev., 2018.

DIAS, Carolina M. Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental em áreas protegidas: Um estudo a partir de dissertações e teses (1981-2009). 2015. 208f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

FERNANDES, Rebeca C. A. Inovações Pedagógicas no Ensino de Ciências dos Anos Iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). 2015. 397p. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

MEDINA, Naná M. A formação dos professores em Educação Ambiental. Panorama da Educação Ambiental o Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 149 p. 2001.

GOBARA, Shirley T.; GARCIA, João Roberto B. As licenciaras em física das universidades brasileiras: um diagnóstico da formação inicial de professores de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n.4, p. 519-525, 2007.

GAZZOLA, Ana Lúcia; FENATI, Ricardo. A pós-graduação brasileira no horizonte de 2020. In: CAPES (Ed.). Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG (2011-2020). Brasília: DF: CAPES, v. 2, p. 7-16, 2010.

GOUVÊA, Giana R.R. Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental. Educar, Curitiba, n.27, p.163-179, 2006.

LAYRARGUES, Philippe; LIMA, Gustavo F. C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23 - 40, jan/mar, 2014.

MANZINI, Eduardo J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, Maringá, v. 4, n. 2, p.149-171, 2012.

MEGID NETO, Jorge; CARVALHO, Luiz M. Pesquisas de Estado da Arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. In: ESCHENHAGEN, G. M. L.; VÉLEZCUARTAS, G. MALDONADO, C.; PINO, G.G (Edits.). Construcción de problemas de investigación: diálogos entre el interior y el exterior. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana / Universidad de Antioquia, p. 97-113, 2018.

MEGID NETO, Jorge. Educação Ambiental como campo de conhecimento: a contribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 4, n. 2, p. 95-110, 2009.

MEGID NETO, Jorge. Gêneros de trabalho Científico e Tipos de Pesquisa. In: Jorge Megid Neto, Mauricio Urban Kleinke. (Org.). Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para os Anos Iniciais do Ensino.", "Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para aos Anos Iniciais do Ensino.", 01/2011, ed. 1, UNICAMP, Vol. III, pp. 8, pp.125-132, 2011.

MORAES, Letícia E. Física ambiental em espaços não formais de educação: um estudo da percepção de professores brasileiros. 2017. 109f. Dissertação (mestrado acadêmico) – Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

PINESSO, Denise C. C. A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito de Anhanguera – São Paulo. 2006. 211f. Dissertação (mestrado acadêmico) – Programa de pós-graduação em Geografia Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

QUINATO, Gabriel A.C. Educação científica, CTSA e Ensino de Física: contribuições ao aperfeiçoamento sobre entropia e degradação de energia. 2013. 219f. Dissertação (mestrado acadêmico) - Programa de pós-graduação em Educação para Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2013.

RINK, Juliana. Ambientalização Curricular na Educação Superior: Tendências reveladas pela pesquisa acadêmica brasileira (1987-2009). 2014. 262 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, 2014.

ROCHA, A. F. V. A inserção da temática ambiental no ensino superior: uma análise dos cursos de formação de professor em ciências e matemática da UFG. 2013. 134f. Dissertação (mestrado acadêmico) – Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, 2013.

SANTANA, André R. Representações sociais de aquecimento global por professores de Ciências. 2013. 168f. Tese (doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

SANTOS. Pricila K.; MOROSINI, Marília C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, Cuiabá, v. 33, maio/agosto, p. 123-145. 2021.

SOUZA, Sandra R. B. As dimensões ambientais em teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza. 2013. 196f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

TEIXEIRA, Cristina; TORALES, Marília A. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, Curitiba, edição especial, n. 3, p. 127-144, 2014.

TERRA, Carla N. Práticas Escolares de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015). 2019. 173f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

TOZONI-REIS, M. F. C. Pesquisa-ação em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 1, p. 155-169, 2008.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Estevão Moraes, L., & Gebara, M. J. F. (2025). A Educação Ambiental na Formação de Professores de Física: Um estudo sobre dissertações e teses brasileiras. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2). https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16945