Astronomia cultural

a representação do céu indígena e europeu e a inicialização do processo de alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18458

Palavras-chave:

alfabetização científica, astronomia cultural, Tukanos, educação ambiental

Resumo

Cultural astronomy: the representation of the indigenous and European sky and the initiation of the scientific literacy process

O objetivo deste trabalho é investigar como a inclusão de temas relacionados à astronomia cultural pode contribuir com o processo de alfabetização científica, além de possibilitar reflexões a respeito de aspectos que envolvem a temática da educação ambiental ao analisar a relação entre o ser humano e a natureza. Devido à diversidade sociocultural do país e suas possibilidades de abordagens à astronomia desenvolvida por povos tradicionais, optou-se por estudar o asterismo dos povos Tukanos, habitantes do noroeste da região amazônica. A pesquisa foi aplicada em uma turma de estudantes não indígenas de uma escola pública da cidade de Manaus (AM). A análise dos dados revelou a presença de alguns indicadores do processo de alfabetização científica, mostrando que a inserção de temáticas relacionadas à astronomia cultural podem promover reflexões sobre o respeito a diferentes culturas e suas relações com o ambiente que os cerca.

 

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Biografia do Autor

Luciene Santos Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduou-se em Física na Universidade Federal do Pará, em 2019. É mestra em Ensino de Ciências e matemática pela Universidade Federal do Amazonas. atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas. 

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Docente na Universidade Federal de São Carlos - DQ/São Carlos. Líder do Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química na UFSCar. Possui interesse em pesquisas na intersecção entre as áreas da História, Filosofia, Psicologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Ciências.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Ribeiro, L. S., & Antunes, E. P. (2025). Astronomia cultural : a representação do céu indígena e europeu e a inicialização do processo de alfabetização científica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18458

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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