Astronomia cultural
a representação do céu indígena e europeu e a inicialização do processo de alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18458Palavras-chave:
alfabetização científica, astronomia cultural, Tukanos, educação ambientalResumo
Cultural astronomy: the representation of the indigenous and European sky and the initiation of the scientific literacy process
O objetivo deste trabalho é investigar como a inclusão de temas relacionados à astronomia cultural pode contribuir com o processo de alfabetização científica, além de possibilitar reflexões a respeito de aspectos que envolvem a temática da educação ambiental ao analisar a relação entre o ser humano e a natureza. Devido à diversidade sociocultural do país e suas possibilidades de abordagens à astronomia desenvolvida por povos tradicionais, optou-se por estudar o asterismo dos povos Tukanos, habitantes do noroeste da região amazônica. A pesquisa foi aplicada em uma turma de estudantes não indígenas de uma escola pública da cidade de Manaus (AM). A análise dos dados revelou a presença de alguns indicadores do processo de alfabetização científica, mostrando que a inserção de temáticas relacionadas à astronomia cultural podem promover reflexões sobre o respeito a diferentes culturas e suas relações com o ambiente que os cerca.
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