Produção audiovisual como prática educativa

análise de experiência em escola pública em Igarapé-Miri-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18555

Palavras-chave:

Educação, Audiovisual, Escola pública, Cultura, Conscientização ambiental

Resumo

Audiovisual Production as an Educational Practice: Analysis of an Experience in a Public School in Igarapé-Miri-PA

Este artigo se concentra na aproximação entre o audiovisual e a educação para a promoção de conscientização socioambiental e cultural no contexto escolar. Analisamos uma experiência de produção de vídeo que envolveu estudantes do 2º ano do ensino médio de escola estadual localizada no município de Igarapé-Miri, no Pará. Buscamos compreender como a produção audiovisual pode ser integrada ao ensino, promovendo aprendizagens significativas, o desenvolvimento do senso crítico, e a valorização das culturas locais, especialmente no contexto da educação ambiental. A partir de análise de conteúdo de vídeo e entrevistas semiestruturadas, consideramos que a atividade possibilitou aos estudantes a autonomia, habilidades criativas e aprendizagem mais significativa sobre a relação sociedade-natureza e o reconhecimento da cultura local.

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Biografia do Autor

Thiago Barros, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA) e dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da instituição. Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA), mestre em Planejamento do Desenvolvimento do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFPA). 

Adrielle Silva Pinheiro, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA) e integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade e Representações da/na Amazônia (Soci-Amazônia/UNAMA).

Ana D'Arc Martins de Azevedo, Universidade da Amazônia (UNAMA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA), docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e líder dos grupos de pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas (EDUQ/UEPA) e Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão (GEPIDI/UNAMA).

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Barros, T., Silva Pinheiro, A., & Martins de Azevedo, A. D. (2025). Produção audiovisual como prática educativa: análise de experiência em escola pública em Igarapé-Miri-PA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–17. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18555

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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