Produção audiovisual como prática educativa
análise de experiência em escola pública em Igarapé-Miri-PA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18555Palavras-chave:
Educação, Audiovisual, Escola pública, Cultura, Conscientização ambientalResumo
Audiovisual Production as an Educational Practice: Analysis of an Experience in a Public School in Igarapé-Miri-PA
Este artigo se concentra na aproximação entre o audiovisual e a educação para a promoção de conscientização socioambiental e cultural no contexto escolar. Analisamos uma experiência de produção de vídeo que envolveu estudantes do 2º ano do ensino médio de escola estadual localizada no município de Igarapé-Miri, no Pará. Buscamos compreender como a produção audiovisual pode ser integrada ao ensino, promovendo aprendizagens significativas, o desenvolvimento do senso crítico, e a valorização das culturas locais, especialmente no contexto da educação ambiental. A partir de análise de conteúdo de vídeo e entrevistas semiestruturadas, consideramos que a atividade possibilitou aos estudantes a autonomia, habilidades criativas e aprendizagem mais significativa sobre a relação sociedade-natureza e o reconhecimento da cultura local.
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