“São estas as partes que me faltam”
identidade racial e memória como meios de ensinar e aprender o “Todo” na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18515Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Antirracista, Meio Ambiente, Educação para as relações étnico-raciais, Educação anticolonialResumo
“These are the parts that I am missing”: racial identity and memory as means of teaching and learning the “Whole” in environmental education
O presente artigo discute possibilidades de práticas pedagógicas que, considerando a identidade racial e a memória, constroem uma educação ambiental que não ignora marcadores essenciais e inseparáveis da concepção de ambiente, o qual classificamos neste enquanto “Todo Ambiental”. Reforçamos assim que sendo a identidade e a memória partes constitutivas dos sujeitos, estas não estão à parte do que é Natureza, do que é nomeado enquanto “meio”, mas assim é comumente definido e reforçado pelos processos de produção material e de subjetividades desde o início da modernidade ocidental, por meio da colonização, até o mundo contemporâneo, instituído e sustentado pelas colonialidades. Este artigo apresenta uma parte dos resultados de uma pesquisa realizada em um mestrado de Educação cuja metodologia foi a cartografia, construída a partir de caminhos como a observação participante e a pesquisa intervenção. Nesta concluímos a necessidade de uma educação ambiental que não se abstenha das relações étnico-raciais tanto na compreensão de uma crise climática com raízes coloniais quanto como produtora de narrativas de sobrevivências.
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