“São estas as partes que me faltam”

identidade racial e memória como meios de ensinar e aprender o “Todo” na educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18515

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Antirracista, Meio Ambiente, Educação para as relações étnico-raciais, Educação anticolonial

Resumo

These are the parts that I am missing”: racial identity and memory as means of teaching and learning the “Whole” in environmental education

 O presente artigo discute possibilidades de práticas pedagógicas que, considerando a identidade racial e a memória, constroem uma educação ambiental que não ignora marcadores essenciais e inseparáveis da concepção de ambiente, o qual classificamos neste enquanto “Todo Ambiental”. Reforçamos assim que sendo a identidade e a memória partes constitutivas dos sujeitos, estas não estão à parte do que é Natureza, do que é nomeado enquanto “meio”, mas assim é comumente definido e reforçado pelos processos de produção material e de subjetividades desde o início da modernidade ocidental, por meio da colonização, até o mundo contemporâneo, instituído e sustentado pelas colonialidades. Este artigo apresenta uma parte dos resultados de uma pesquisa realizada em um mestrado de Educação cuja metodologia foi a cartografia, construída a partir de caminhos como a observação participante e a pesquisa intervenção. Nesta concluímos a necessidade de uma educação ambiental que não se abstenha das relações étnico-raciais tanto na compreensão de uma crise climática com raízes coloniais quanto como produtora de narrativas de sobrevivências.

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Biografia do Autor

Iago Gomes da Silva, Secretaria de Educação da Bahia (SECBA)

Mestre em Educação, UEFS, graduado em Letras, UEFS, Professor da Rede Básica do estado da Bahia. iagogomes18@gmail.com

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Educação, UNICAMP, Professor do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. malbarzano@uefs.br.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Gomes da Silva, I., & Leandro Barzano, M. A. (2025). “São estas as partes que me faltam”: identidade racial e memória como meios de ensinar e aprender o “Todo” na educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–15. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18515

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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