Imaginários sobre os Rios
a interação entre Arte e Educação Ambiental em duas escolas públicas do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18464Palavras-chave:
Imaginamundos, Aquarela, Bioinspiração, ImagemResumo
Imaginations about Rivers: the interaction between Art and Environmental Education in two public schools in Rio de Janeiro
Como flui nossa interação com os Rios que nos cercam? É possível compreender essas relações por meio de expressões artísticas? O artigo percorre os Rios Macaé e Macacu para refletir sobre produções artísticas junto a duas escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro. Para responder a estas perguntas foi utilizado como caminho teórico-metodológico a Cartografia do Imaginário, tecida pelas mãos da Professora e Pesquisadora Michèle Sato. As reflexões se direcionam para compreensão do imaginário como importante componente nos debates no campo da Educação Ambiental. A proposta parte de reflexões de como os processos artísticos e educacionais condicionados ao sistema capitalista interferem diretamente nas construções das subjetividades. A pesquisa identificou algumas questões limitantes relacionadas aos processos criativos, ao ensino de Arte nas escolas e a inserção da Educação Ambiental de forma contínua e reflexiva. Por outro lado, identificou a potência de trabalhos coletivos realizados por estudantes e docentes da universidade e escolas públicas sobre os Rios. O artigo sinaliza para uma busca incessante no avanço de uma produção científica comprometida com as causas socioambientais conectadas ao imaginário e a estética, bem como a inter e transdisciplinaridade nos processos criativos.
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