Com Rio Grande na retina: as marcas da educação ambiental na paisagem urbana

Autores

  • Claudia Mariza Mattos Brandão

Resumo

O agravamento do conflito silencioso entre cultura e natureza, de ordem ética e moral, que está conduzindo o planeta à destruição, identifica a Contemporaneidade como um período de crise e transição paradigmática. Fruto do ideal ético da comunidade, a cidade é o espelho histórico da desagregação crescente nas relações sociais e ambientais do homem ocidental. A pesquisa rea lizada tem, nesse sentido, o objetivo de aprofundar as reflexões sobre as questões referentes às relações do homem urbano com o meio e, para tal, utiliza a imagem fotográfica como instrumento de transição, análise e interpretação do espaço urbanho rio-grandino, explorando sua inerente condição documental. Ela se caracteriza por seu caráter dual – bibliográfico e interventivo -, articulando dois campos do conhecimento: Arte e Ecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Mariza Mattos Brandão

Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. É Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-RS, pesquisadora voluntária da Universidade Federal do Rio Grande e líder do PhotoGraphein-Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (FURG/CNPq).

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Brandão, C. M. M. (2009). Com Rio Grande na retina: as marcas da educação ambiental na paisagem urbana. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1071

Edição

Seção

Artigos