Os saberes tradicionais e a Etnomatemática
um estudo sobre as práticas de ensino da geometria
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18491Palavras-chave:
Docência. Trançado. Grafismo. Geometria. Etnomatemática.Resumo
Traditional knowledge and Ethnomathematics: a study on geometry teaching practices
O estudo analisa os saberes tradicionais e a Etnomatemática, com o foco nas práticas de ensino da geometria em uma turma da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Indígena Cícero da Silva Pereira, localizada na Terra Indígena do Moscow, região da Serra da Lua, município de Bonfim, estado de Roraima. É problematizado “Como os saberes e fazeres tradicionais presentes na comunidade contribuem para a promoção do ensino de geometria no currículo escolar indígena?”. O objetivo é analisar as contribuições dos saberes tradicionais do grafismo/trançado como prática metodológica para o ensino de geometria. O método da pesquisa é (Auto) biográfica, orientada pelo percurso de formação e docência, e fundamentado nas práticas de pesquisa narrativa do cotidiano escolar. Os resultados apresentam que explorar a diversidade dos trançados e grafismos possibilita uma melhor compreensão do ensino de geometria, fortalecendo a cultura e desafiando o docente indígena a explorar o currículo escolar.
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