Os saberes tradicionais e a Etnomatemática

um estudo sobre as práticas de ensino da geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18491

Palavras-chave:

Docência. Trançado. Grafismo. Geometria. Etnomatemática.

Resumo

Traditional knowledge and Ethnomathematics: a study on geometry teaching practices 

O estudo analisa os saberes tradicionais e a Etnomatemática, com o foco nas práticas de ensino da geometria em uma turma da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Indígena Cícero da Silva Pereira, localizada na Terra Indígena do Moscow, região da Serra da Lua, município de Bonfim, estado de Roraima. É problematizado “Como os saberes e fazeres tradicionais presentes na comunidade contribuem para a promoção do ensino de geometria no currículo escolar indígena?”. O objetivo é analisar as contribuições dos saberes tradicionais do grafismo/trançado como prática metodológica para o ensino de geometria. O método da pesquisa é (Auto) biográfica, orientada pelo percurso de formação e docência, e fundamentado nas práticas de pesquisa narrativa do cotidiano escolar. Os resultados apresentam que explorar a diversidade dos trançados e grafismos possibilita uma melhor compreensão do ensino de geometria, fortalecendo a cultura e desafiando o docente indígena a explorar o currículo escolar.

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Biografia do Autor

Denis Viana de Souza, Universidade Estadual de Roraima (PPGE/UERR)

Indígena Karafawyana. Licenciado em Matemática e Pedagogia, Mestre em Educação (UERR). Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental e EJA da Educação Escolar Indígena - SEED/RR.

Catarina Janira Padilha, Universidade Estácio de Sá (PPGE/PGFE/UNESA)

Doutora em Ciências da Educação UEP/Py. Doutoranda em Educação (PPGE/PGFE/UNESA). Formadora dos Cursos de Magistério Indígena - EEFPBV/CEFORR/SEED. Coord. Local da Licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural – Parfor Equidade – Instituto Insikiran/UFRR, Formadora da Ação Saberes Indígenas na Escola IFRR/UFMG/SECADI/MEC.

Sérgio Luíz Lopes, Universidade Federal de Roraima (PPGE/UFRR/UERR/IFRR)

Professor doutor em Educação (UFS). Prof. Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR - UFRR) e Prof. Orientador do mestrado em Educação (PPGE/UERR/IFRR). Coordenador do grupo de pesquisa intitulado Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC).

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Souza, D. V. de, Padilha, C. J., & Lopes, S. L. (2025). Os saberes tradicionais e a Etnomatemática: um estudo sobre as práticas de ensino da geometria. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18491

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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