O sujeito ecológico na formação docente e as contribuições autoformativas da meditação (mindfulness), respiração e corporeidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14330

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ecologia Humana, Auto/hetero/ecoformação, Valores humanos, Docência

Resumo

The ecological subject in teacher training and the self-training contributions of meditation (mindfulness), breathing and corporeity

Este estudo investigou contribuições de práticas autoformativas (corporeidade, respiração e meditação) com vistas à formação do sujeito ecológico na docência. Para tanto, foram realizadas oficinas com professores de uma escola pública no Distrito Federal. Os resultados revelaram percepção de melhoria no autocuidado, nos relacionamentos interpessoais e na qualidade das próprias práticas pedagógicas. Os benefícios relatados sugerem que essas atividades contribuem para ativação e fortalecimento de valores de auto/hetero/ecoformação. Assim, considera-se fundamental promover atividades que integrem corpo, mente e emoção na formação docente. Isso pode contribuir para o bem-estar do educador e para a qualidade do ambiente escolar como um todo.

 

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Biografia do Autor

Angela Maria de Souza, Universidade de Brasília DF

Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília(2013); especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Phênix(2008) e graduação em Artes Cềnicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes(1988). Foi professora da Secretaria de Educação do DF (1989-2016).

Claudia Pato, Universidade de Brasília- DF

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004), pesquisadora visitante no Applied Social Psychology Laboratory da California State University San Marcos – CSUSM e pós-doutorado em Psicologia Ambiental na mesma instituição, sob supervisão do professor P. Wesley Schultz, PhD (Abril/2017-Maio/2018). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB (Novembro/2018 a Novembro/2020, RECONDUZIDA para o biênio 2020-2022). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília nos níveis de graduação e pós-graduação (Mestrado/Doutorado). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana - ECOHUMANA. Coordenadora do Plano de Trabalho Infância e Juventude: Cultura, território e educação, aprovado pelo plano de internacionalização da UnB (2019) e apoiado pelo CAPES PRINT. Participa de grupos de pesquisa na área de Valores Humanos, Educação, Relações e Interrelações com o Comportamento Ecológico, com interface das áreas de Psicologia Social, Psicologia Ambiental e Educação Ambiental. Foi Coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP e coordenadora do GT22 de Educação Ambiental da ANPED CO no biênio 2018-2020.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Souza, A. M. de, & Pato, C. M. L. (2023). O sujeito ecológico na formação docente e as contribuições autoformativas da meditação (mindfulness), respiração e corporeidade. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14330