O sujeito ecológico na formação docente e as contribuições autoformativas da meditação (mindfulness), respiração e corporeidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14330Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ecologia Humana, Auto/hetero/ecoformação, Valores humanos, DocênciaResumo
The ecological subject in teacher training and the self-training contributions of meditation (mindfulness), breathing and corporeity
Este estudo investigou contribuições de práticas autoformativas (corporeidade, respiração e meditação) com vistas à formação do sujeito ecológico na docência. Para tanto, foram realizadas oficinas com professores de uma escola pública no Distrito Federal. Os resultados revelaram percepção de melhoria no autocuidado, nos relacionamentos interpessoais e na qualidade das próprias práticas pedagógicas. Os benefícios relatados sugerem que essas atividades contribuem para ativação e fortalecimento de valores de auto/hetero/ecoformação. Assim, considera-se fundamental promover atividades que integrem corpo, mente e emoção na formação docente. Isso pode contribuir para o bem-estar do educador e para a qualidade do ambiente escolar como um todo.
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