Percepções e valores culturais na paisagem do Jardim Botânico de São Paulo

um estudo de fotografia e educação ambiental

Autores

  • Erico Fernando Lopes Pereira-Silva Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação (FEUSP) https://orcid.org/0000-0002-6976-192X
  • Elisa Hardt Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Albertina Maria Batista de Sousa da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17920

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Fotografias, Timescapes, Inteligência Artificial, Modelo de Valores Culturais

Resumo

Perceptions and cultural values in the landscape of São Paulo Botanical Garden: a study of photography and environmental education

Este trabalho explorou os significados da representação da paisagem em fotografias, identidades pessoais e valores culturais associados ao Jardim Botânico de São Paulo (JBSP). A identificação de percepções e preferências na paisagem é  relevante à Educação Ambiental e Eco pedagogia. Nesse sentido, utilizando fotografias históricas e contemporâneas, foram aplicadas técnicas de análise de imagens e visão computacional. A API do Google Cloud Vision® categorizou elementos das fotografias, permitindo a construção de timescapes usados em entrevistas com nove participantes. Suas preferências foram interpretadas pelo Modelo de Valores Culturais, essencial para compreender os significados e valores atribuídos à paisagem. Os resultados criaram uma semântica narrativa, destacando relações, vivências e valores culturais e naturais do JBSP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação (FEUSP)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia e Recursos Naturais (Universidade Federal de São Carlos) e licenciado em Pedagogia (Universidade Anhembi Morumbi). Doutor em Biologia Vegetal (Universidade Estadual de Campinas), pós-doutor em Ecologia de Ecossistemas (Centro de Estudios Ambientales del Mediterráneo da Espanha e Universidade de São Paulo). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação na Faculdade de Educação da USP, na área de Educação Científica, Matemática e Tecnológica. Atua na área de Educação em Paisagem e Valores Culturais da Natureza. E-mail: candeya@gmail.com e erico.ps@usp.br

Elisa Hardt, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora e pesquisadora na Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema e pesquisadora colaboradora da Universidad Complutense de Madrid. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal de São Carlos). Mestre em Recursos Florestais (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP). Doutora em Engenharia Civil com especialidade em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais (Universidade Estadual de Campinas). Atua na área de Ecologia, com ênfase em Planejamento Ambiental, nos temas ecologia de paisagem e conservação da natureza. E-mail: elisa.hardt@unifesp.com

Albertina Maria Batista de Sousa da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRJ)

Atua como professora no IFRJ, com foco em EJA, formação de professores, representações raciais, inovação e empreendedorismo. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET-RJ, doutora em Educação Matemática pela PUC-SP, e mestre em Sistema de Gestão com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas pela LATEC-UFF. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Reengenharia (UCAM), e em Estratégia e Organização (LATEC-UFF). Possui licenciatura em Letras (FAEL) e bacharelado em Administração de Empresas (UNIGRANRIO).

Referências

ADAM, Barbara. Of timescapes, futurescapes and timeprints. Lüneburg University, v. 17, p. 1–9, 2008.

ANTROP, Marc. Why landscapes of the past are important for the future. Landscape and Urban Planning, v. 70, n. 1–2, p. 21–34, 2005. DOI: 10.1016/j.landurbplan.2003.10.002.

AVANZI, M. R. Ecopedagogia. In.: LAYRARGUES, PP (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2004.

BARRETT, T. L.; FARINA, A.; BARRETT, G. W. Aesthetic landscapes: An emergent component in sustaining societies. Landscape Ecology, v. 24, n. 8, p. 1029–1035, 2009. DOI: 10.1007/s10980-009-9354-8.

BIRNBAUM, Charles A. Protecting Cultural Landscapes: Planning, Treatment and Management of Historic Landscapes. Preservation Briefs, v. 36, p. 1–16, 1996.

CRESPO, José Manuel Castellanos. El estudio del paisaje en la educación secundaria obligatoria: situación actual, propuesta de contenidos y diseño metodológico. In: GEOGRAFÍA, AGE-Grupo de Didáctica de La (org.). Geografía, educación y formación del profesorado en el marco del espacio europeo de educación superior. Madrid: Asociación Española de Geografía, 2010. v. 1p. 205–214.

CASTIGLIONI, Benedetta. Il paesaggio come strumento educativo. Educación y Futuro: Revista de Investigación Aplicada y Experiencias Educativas, 2012.

CHAMBERS, J. M.; LAMBERS, R. Hille Ris; NEL, J. L. 71 Visions on our role in social-environmental transformative change. Wageningen University & Research, 2020.

CHANG, Li Shin; BISGROVE, Richard J.; LIAO, Ming Yi. Improving educational functions in botanic gardens by employing landscape narratives. Landscape and Urban Planning, v. 86, n. 3–4, p. 233–247, 2008. DOI: 10.1016/j.landurbplan.2008.03.003.

DE LA VEGA, Alfonso García. El paisaje: un desafío curricular y didáctico. Didácticas Específicas, n. 4, p. 7–26, 2018.

DEL POZO, J. M. Paisaje, ciudadanía y educación. Paisatge i Educación, p. 18–43, 2011.

FANG, Xingyue; GAO, Tian; HEDBLOM, Marcus; XU, Naisheng; XIANG, Yi; HU, Mengyao; CHEN, Yuxuan; QIU, Ling. Soundscape Perceptions and Preferences for Different Groups of Users in Urban Recreational Forest Parks. Forests, 2021. DOI: 10.3390/f12040468.

FARINA, Almo. Ecosemiotic landscape: a novel perspective for the toolbox of environmental humanities. Cambridge University Press, 2021.

FENG, Di; CHIOU, Shang Chia; WANG, Feng. On the sustainability of local cultural heritage based on the landscape narrative: A case study of historic site of Qing Yan Yuan, China. Sustainability, v. 13, n. 5, p. 1–31, 2021. DOI: 10.3390/su13052831.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra, Editora Fundacão Peirópolis. São Paulo, Brasil, 2000.

GARCÍA-LLORENTE, Marina; MARTÍN-LÓPEZ, Berta; INIESTA-ARANDIA, Irene; LÓPEZ-SANTIAGO, César A.; AGUILERA, Pedro A.; MONTES, Carlos. The role of multi-functionality in social preferences toward semi-arid rural landscapes: An ecosystem service approach. Environmental Science & Policy, v. 19–20, p. 136–146, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envsci.2012.01.006.

GOBSTER, Paul H.; NASSAUER, Joan I.; DANIEL, Terry C.; FRY, Gary. The shared landscape: what does aesthetics have to do with ecology? Landscape Ecology, v. 22, n. 7, p. 959–972, 2007.

GONÇALVES, Felipe Timmermann; NUCCI, João Carlos; VALASKI, Simone. Educação ambiental e o planejamento da paisagem. Ambiente & Educação, v. 19, n. 1, p. 77–96, 2014.

GONÇALVES, Jozeli; DE OLIVEIRA, Tiago; GONÇALVES, Maraisa. Educação Ambiental e seus desdobramentos hoje no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 4, p. 247–260, 2022.

GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária; tradução. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2008.

HIGGINSON, J. Journeys across place and time: Using timescapes to think about young people's experiences of global mobility. In: Temporality, Space and Place in Education and Youth Research. Routledge, 2023. p. 178-196.

HOEHNE, Frederico Carlos. Relatório anual do Departamento de Botânica do Estado referente ao exercício de... Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, 1941.

HOWARD, Peter. Perceptual lenses. In: The Routledge companion to landscape studies. Routledge, 2018. p. 51–61.

ISARRÍA, José Antonio López. Interpretar un paisaje. Alhambra Longman, 1995.

LAZAR, M. Semiotic timescapes. Language in Society, 2022. DOI: https://doi.org/10.1017/s0047404522000641.

LICERAS RUIZ, Ángel. El Paisaje: ciencia cultura y sentimiento. 1a ed. Granada.

LICERAS RUIZ, Ángel. Didáctica del paisaje: lo que es, lo que representa, cómo se vive. Íber: Didáctica de Las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, 2013.

MARTÍN-LÓPEZ, B.; INIESTA-ARANDIA, I.; GARCÍA-LLORENTE, M.; PALOMO, I.; CASADO-ARZUAGA, I.; AMO, D. G. DEL; GÓMEZ-BAGGETHUN, E.; OTEROS-ROZAS, E.; PALACIOS-AGUNDEZ, I.; WILLARTS, B. Uncovering ecosystem service bundles through social preferences. PLoS One, 2012, v. 7, n. 6, e38970.

PEREIRA-SILVA, Erico Fernando Lopes; REIS, Viviane; HARDT, Elisa. Paisagem Sonora: explorando a Educação em Paisagem por meio de espaços verdes urbanos. In: VII Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico: Ouro Preto, MG, 2024.

POTTEIGER, Matthew; PURINTON, Jamie. Landscape narratives: Design practices for telling stories. 1st ed. John Wiley & Sons, 1998.

REIS, Viviane Rodrigues; PEREIRA-SILVA, Erico Fernando Lopes; Candiani, Giovano; Hardt, Elisa (2024). A paisagem sonora do Jardim Botânico da cidade de São Paulo. Paisagem e Ambiente, 35(54), e225914. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2024.225914

RIBAS VILÀS, Jordi. Estudios de paisajismo. Manual deficiencia del paisaje: teoría, métodos y aplicaciones, p. 205–218, 1992.

SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Paisagens Partilhadas. Paisagem e Ambiente, n. 30, p. 203–214, 2012.

SEVENANT, Marjanne; ANTROP, Marc. Transdisciplinary landscape planning: Does the public have aspirations? Experiences from a case study in Ghent (Flanders, Belgium). Land Use Policy, v. 27, n. 2, p. 373–386, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2009.05.005.

SOLIVA, Reto. Landscape stories: using ideal type narratives as a heuristic device in rural studies. Journal of Rural Studies, v. 23, n. 1, p. 62–74, 2007.

SPIRN, Anne Whiston. The language of landscape. [S.l.] Yale University Press, 1998.

STEPHENSON, Janet. The Cultural Values Model: An integrated approach to values in landscapes. Landscape and Urban Planning, v. 84, n. 2, p. 127–139, 2008.

STEPHENSON, Janet. The dimensional landscape model: exploring differences in expressing and locating landscape qualities. Landscape Research, v. 35, n. 3, p. 299–318, 2010.

TAYLOR, Ken; LENNON, Jane. Cultural landscapes: A bridge between culture and nature? International Journal of Heritage Studies, v. 17, n. 6, p. 537–554, 2011. DOI: 10.1080/13527258.2011.618246.

TUAN, Yi‐Fu. Language and the making of place: A narrative‐descriptive approach. Annals of the Association of American Geographers, v. 81, n. 4, p. 684–696, 1991.

VILLAGRA-ISLAS, Paula. Newer plant displays in botanical gardens: The role of design in environmental interpretation. Landscape Research, v. 36, n. 5, p. 573–597, 2011.

VON BENZON, N. Discussing Nature, “Doing” Nature: For an emancipatory approach to conceptualizing young people’s access to outdoor green space. GEOFORUM, Univ Lancaster, Lancaster Environm Ctr, Human Geog, Lancaster, England, v. 93, p. 79–86, 2018. DOI: 10.1016/j.geoforum.2018.05.004.

ZUBE, Ervin H.; SELL, James L.; TAYLOR, Jonathan G. Landscape perception: research, application and theory. Landscape Planning, v. 9, n. 1, p. 1–33, 198

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Pereira-Silva, E. F. L., Hardt, E., & Silva, A. M. B. de S. da. (2025). Percepções e valores culturais na paisagem do Jardim Botânico de São Paulo: um estudo de fotografia e educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17920

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.