Como trabalhar Etnomatemática e Educação Ambiental?

Maria Inêz Oliveira Araujo, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Rodrigo Bozi Ferrete

Resumo


O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual buscamos entender a realidade do curso de Edificações do IFS, de seus alunos, professores, e a partir disso, discutir sobre as possibilidades metodológicas em trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos leva a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental, pois, assim podemos trabalhar uma prática pedagógica problemática a partir do diálogo com os educandos.

Palavras-chave


Educação; Etnomatemática; Educação Ambiental Crítica; Ensino de Matemática.

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