As contribuições das visitas escolares a uma área protegida no contexto de um projeto de educação integral e ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16637

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Áreas naturais, Visitas pedagógicas, Professores

Resumo

The contributions of school visits to a protected area in the context of an integral and environmental education project

Considerando a importância da educação integral e da educação ambiental e o potencial educativo das áreas protegidas, o presente trabalho objetiva analisar as contribuições das visitas escolares à Estação Experimental de Tupi (EET), uma área protegida localizada em Piracicaba – SP, identificadas pelos professores de uma escola estadual no âmbito de um programa de educação integral e ambiental. A partir da análise dos resultados da aplicação de um questionário, concluiu-se que os professores identificam, como principais contribuições das visitas escolares à EET, a oportunidade de os estudantes estreitarem suas relações com a realidade local e a comunidade, complementarem o estudo realizado na escola com uma vivência prática, conscientizarem-se (especialmente sobre a importância da área protegida) e integrarem-se com a natureza.  

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Biografia do Autor

Caroline Gonçalves Garcia, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bacharel em Engenharia Ambiental formada pela FT/Unicamp; Iniciação Científica pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA/ Antigo Instituto Florestal - IF); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FACED/UFBA); Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação (FACED/UFBA); Pesquisadora do grupo HCEL (FACED/ UFBA); Bolsista (CNPQ) em Divulgação Científica pelo grupo ComTrab da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Instituto de Pesquisas Ambientais - Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo

Bacharel em Gestão Ambiental formada pela Esalq/USP; Mestre em Educação pela UNESP de Rio Claro e Doutora em Ciências pelo Programa   Interunidades   em   Ecologia   Aplicada  (CENA   e   ESALQ/USP);  Especialista Ambiental do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Instituto de Pesquisas Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Garcia, C. G., & Palmieri, M. L. B. (2025). As contribuições das visitas escolares a uma área protegida no contexto de um projeto de educação integral e ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–17. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16637

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