Percepções de professores sobre o uso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem no viés da sustentabilidade

Autores

  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0001-8811-7921
  • Josivan Fernandes de Araujo Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Natanael Charles da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) https://orcid.org/0000-0001-5261-3691

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17325

Palavras-chave:

Aprendizagem em espaços não escolares. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.

Resumo

Teachers' perceptions of the use of the Ponta do Tubarão State Sustainable Development Reserve as a non-school space for teaching and learning from a sustainability perspective

Ao considerar os diferentes ambientes, em termos de biomas e ecossistemas que compõem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão no estado do Rio Grande do Norte-RN, o objetivo do presente estudo foi discutir a percepção que professores da Educação Básica possuem sobre o uso da reserva como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem na perspectiva da sustentabilidade. A pesquisa de campo com abordagem qualitativa contou com a participação de 19 docentes do município de Macau, RN. Os principais resultados indicam que os docentes pouco conhecem os espaços da reserva e percebem a Ecologia e a Botânica como as áreas que mais podem ser trabalhadas naquele local. Contudo, destaca-se a necessidade de que os docentes conheçam as possibilidades didático-pedagógicas que os diferentes ambientes da reserva apresentam, bem como vislumbrem possibilidades de interdisciplinaridade e contextualização social, cultural e ambiental nas atividades que possam desenvolver na reserva. 

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Biografia do Autor

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestrado em Bioecologia Aquática (UFRN); Professora Titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Josivan Fernandes de Araujo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

 Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo IFRN, Campus Macau; Professor da rede municipal de Macau-RN.

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestrado em Ensino de Biologia (UFPA); Professor EBTT pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Araújo, M. F. F. de, Araujo Junior, J. F. de, & Silva, N. C. da. (2025). Percepções de professores sobre o uso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem no viés da sustentabilidade. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17325

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