Percepções de professores sobre o uso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem no viés da sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17325Palavras-chave:
Aprendizagem em espaços não escolares. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.Resumo
Teachers' perceptions of the use of the Ponta do Tubarão State Sustainable Development Reserve as a non-school space for teaching and learning from a sustainability perspective
Ao considerar os diferentes ambientes, em termos de biomas e ecossistemas que compõem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão no estado do Rio Grande do Norte-RN, o objetivo do presente estudo foi discutir a percepção que professores da Educação Básica possuem sobre o uso da reserva como um espaço não escolar para o ensino e aprendizagem na perspectiva da sustentabilidade. A pesquisa de campo com abordagem qualitativa contou com a participação de 19 docentes do município de Macau, RN. Os principais resultados indicam que os docentes pouco conhecem os espaços da reserva e percebem a Ecologia e a Botânica como as áreas que mais podem ser trabalhadas naquele local. Contudo, destaca-se a necessidade de que os docentes conheçam as possibilidades didático-pedagógicas que os diferentes ambientes da reserva apresentam, bem como vislumbrem possibilidades de interdisciplinaridade e contextualização social, cultural e ambiental nas atividades que possam desenvolver na reserva.
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