O caráter formativo da interculturalidade na “ComVivência Pedagógica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18383

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de Educadores Ambientais, ComVivência Pedagógica, interculturalidade crítica

Resumo

The Formative Character of Interculturality in “Pedagogical Coexistence”

Este artigo discorre sobre a perspectiva da interculturalidade crítica na constituição da abordagem teórico-metodológica da proposta formativa da “ComVivência Pedagógica” para educadores ambientais. Ressalta a pertinência de seus referenciais para uma formação crítica e plural, que possa subsidiar a construção de formas de estar, conhecer e agir no mundo que considere a sustentabilidade da Vida em sua abrangência.

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Biografia do Autor

Noeli Borek Granier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação pelo Programa de Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, PPGEduc - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ / Brasil (2022), com parte do doutoramento realizado na Universidade de Santiago de Compostela/ Espanha (2020). Mestrado em Educação - PPGEduc/UFRRJ (2017). Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena - Universidade Veiga de Almeida / UVA (2013). 

Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências Sociais; Mestre em Educação; Graduado em Geografia. Professor Pesquisador PPGEduc/UFRRJ. Líder do GEPEADS.

Referências

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Granier, N. B., & Guimarães, M. (2025). O caráter formativo da interculturalidade na “ComVivência Pedagógica”. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–15. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18383

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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