O estudo da produção energética

educação ambiental por meio do construcionismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16827

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, Meio Ambiente, Cadeias de Rituais de Interação, Emoções

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo investigar a Educação Ambiental por meio de uma sequência didática fundamentada no construcionismo, visando tanto despertar o sujeito ecológico nos alunos quanto entender o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem. Realizada com estudantes do Ensino Médio de um colégio técnico localizado no Noroeste do Paraná, a abordagem qualitativa deste estudo se apoiou no uso de gravações de vídeo e questionários online para a coleta de dados. A análise das emoções foi conduzida através de uma metodologia orientada por eventos, utilizando-se de um algoritmo de detecção de expressões faciais. Adicionalmente, a Análise de Conteúdo possibilitou inferências acerca das percepções dos participantes sobre a temática ambiental em discussão. Os resultados obtidos apontam que a metodologia aplicada promoveu uma visão crítica a respeito do consumo de eletricidade e sublinhou a relevância da afetividade dentro do contexto educacional. 

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Biografia do Autor

Luís Henrique Pupo Maron, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie, 2011). Professor do Instituto Federal do Paraná desde 2016.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade do Minho (UMinho-PT, 2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2011). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campo Mourão/PR, 2004). Graduado em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pela Claretiano (2020). Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Maron, L. H. P., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2025). O estudo da produção energética: educação ambiental por meio do construcionismo . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–20. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16827

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