O estudo da produção energética
educação ambiental por meio do construcionismo
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16827Palavras-chave:
Tecnologias na Educação, Meio Ambiente, Cadeias de Rituais de Interação, EmoçõesResumo
Essa pesquisa teve como objetivo investigar a Educação Ambiental por meio de uma sequência didática fundamentada no construcionismo, visando tanto despertar o sujeito ecológico nos alunos quanto entender o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem. Realizada com estudantes do Ensino Médio de um colégio técnico localizado no Noroeste do Paraná, a abordagem qualitativa deste estudo se apoiou no uso de gravações de vídeo e questionários online para a coleta de dados. A análise das emoções foi conduzida através de uma metodologia orientada por eventos, utilizando-se de um algoritmo de detecção de expressões faciais. Adicionalmente, a Análise de Conteúdo possibilitou inferências acerca das percepções dos participantes sobre a temática ambiental em discussão. Os resultados obtidos apontam que a metodologia aplicada promoveu uma visão crítica a respeito do consumo de eletricidade e sublinhou a relevância da afetividade dentro do contexto educacional.
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