Um olhar para o invisível

projeto interdisciplinar para educação ambiental e ensino sobre sambaquis no sistema prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18535

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projeto, Arqueologia, Ensino de Ciências, Questionário, Sistema Prisional

Resumo

Na maioria dos livros didáticos, a história do Brasil começa com a chegada de Pedro Álvares Cabral no litoral brasileiro em 1.500. Mas a história no litoral brasileiro começa, na verdade, há 8.000 anos com os sambaquieiros, povos originários que viveram da pesca, coleta e caça de recursos sobretudo marinhos. Ou seja, há mais história brasileira antes de Cabral do que depois dele. Mesmo assim, a cultura sambaquieira é invisibilizada. Diante disso, o projeto “Tinha Sambaqui Aqui: Arqueologia e História Indígena Capixabas” foi elaborado e executado para preencher essa lacuna. O objetivo principal foi fazer com que os alunos do Ensino Médio-EJA em ambiente prisional compreendessem os sítios arqueológicos tipo sambaqui. O projeto proporcionou aos alunos um conhecimento novo a respeito das tradições dos povos originários. A construção de novos saberes e o desenvolvimento de novas habilidades são essenciais para o fortalecimento de autoestima, fundamental para a ressocialização de estudantes em ambiente prisional.

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Biografia do Autor

Augusto Barros Mendes, Escola de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina

Pesquisador e professor de Ciências e Biologia. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Animal) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura pela UFF. Sua principal área de atuação é a Zooarqueologia, na qual realiza pesquisas sobre fauna registrada em sítios arqueológicos tipo sambaqui. Também desenvolve trabalhos na área de Educação, investigando elementos midiáticos e da cultura pop como ferramentas de ensino.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Mendes, A. B. (2025). Um olhar para o invisível: projeto interdisciplinar para educação ambiental e ensino sobre sambaquis no sistema prisional. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–21. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18535

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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