A relação crianças-cosmos no Assentamento Visconde

por uma educação ambiental em presença de outros seres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18517

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Infâncias-Natureza, Agroecologia, Assentamento Visconde, Infâncias do Campo

Resumo

The Children-Cosmos Relationship at the Visconde Settlement: Towards an Environmental Education in the Presence of Other Beings

O artigo é fruto da dissertação de mestrado realizada com crianças e mulheres camponesas do Assentamento Visconde, Casimiro de Abreu/RJ. A pesquisa se debruça sobre a relação crianças-cosmos em contexto de base comunitária, na luta agroecológica, investigando com um grupo de crianças, suas mães, avó e outros seres. Indaga posturas antropocêntricas e cosmofóbicas que forjam as relações com outras formas de vida, no cotidiano, na ciência e na política. Tais concepções nos afastam da condição de seres interconstituídos com as demais ontologias. No caminho teórico-metodológico, são instadas a cosmofobia, o perspectivismo ameríndio e as cosmologias indígenas e tradicionais. Como adubo para práticas pedagógicas porvir, a palavra germinante crianças-cosmos, desenvolvida no estudo, pretende produzir dois movimentos: desconcertar e convocar. A pesquisa anuncia a urgência em abrir os estudos das infâncias para ontologias e cosmologias de povos cuja existência se dá na oralidade em terreiros encharcados de presenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dafne Rozencwaig Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: rozen.dafne@gmail.com.

Lea Tiriba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa/ UNIRIO), do Núcleo Infâncias, Natureza e Artes (NiNA/ UNIRIO). E-mail: tiribalea@gmail.com

Lucia Cavalieri, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). E-mail: cavalierilucia@id.uff.br.

Referências

BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonização, Quilombos, Modos e Significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. In: Metafísica da rede Debate: Cosmopolítica e Cosmofobia, disponível em Canal do PPGu UnB, 2020. https://www.youtube.com/watch?v=lBlhkKzzHmo Acesso em 28/05/2024.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

CAVALIERI, Lucia; ROZENCWAIG, Dafne Souza; MOREL, Ana Paula. 2021. Proposições Cosmopolíticas para a Educação Ambiental: Contribuições de Nêgo Bispo contra a Cosmofobia. In: 40a Reunião Nacional ANPED, Resumo Expandido, Rio de Janeiro, p. 1-5.

DE LA CADENA, Marisol. Seres-terra: cosmopolíticas em mundos andinos. Tradução de Caroline Nogueira, Fernando Silva e Silva. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2024.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

NAJMANOVICH, Denise. In: CIMODE 2016: La Trama de la Complejidad, disponível em Canal do Centro Audiovisual Mediateca FADU UBA, 2016. https://www.youtube.com/watch?v=Pk2RSShVMe0&t=367s&ab_channel=CentroAudiovisualMediatecaFADUUBA. Acesso em 15/10/2024.

PAPÁ, Carlos. In: NHE’ERY, disponível em Canal do Selvagem ciclo de estudos sobre a vida, 2021. https://www.youtube.com/watch?v=uGhezj9TOog&ab_channel=SELVAGEMciclodeestudossobreavida. Acesso em 20/10/2024.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Flecha no Tempo. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 442-464, abr. 2018.

STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2023.

SZTUTMAN, Renato. Um acontecimento cosmopolítico: o manifesto de Kopenawa e a proposta de Stengers.¬ In: Mundo Amazónico, 10(1), p. 83-105, 2019.

SZTUTMAN, Renato. O animismo hoje: de conceito antropológico, na era da covid-19 o termo passou a significar também resistência. In: Revista Cult, São Paulo, n. 273, p.40-43, set. 2021.

TIRIBA, Lea. Educação Infantil como Direito e Alegria. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: Elementos para uma Antropologia Pós Estrutural. São Paulo: Ubu Editora N-1edições, 2018.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Souza, D. R., Tiriba, L., & Cavalieri, L. (2025). A relação crianças-cosmos no Assentamento Visconde: por uma educação ambiental em presença de outros seres. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18517

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.