A relação crianças-cosmos no Assentamento Visconde
por uma educação ambiental em presença de outros seres
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18517Palavras-chave:
Educação Ambiental, Infâncias-Natureza, Agroecologia, Assentamento Visconde, Infâncias do CampoResumo
The Children-Cosmos Relationship at the Visconde Settlement: Towards an Environmental Education in the Presence of Other Beings
O artigo é fruto da dissertação de mestrado realizada com crianças e mulheres camponesas do Assentamento Visconde, Casimiro de Abreu/RJ. A pesquisa se debruça sobre a relação crianças-cosmos em contexto de base comunitária, na luta agroecológica, investigando com um grupo de crianças, suas mães, avó e outros seres. Indaga posturas antropocêntricas e cosmofóbicas que forjam as relações com outras formas de vida, no cotidiano, na ciência e na política. Tais concepções nos afastam da condição de seres interconstituídos com as demais ontologias. No caminho teórico-metodológico, são instadas a cosmofobia, o perspectivismo ameríndio e as cosmologias indígenas e tradicionais. Como adubo para práticas pedagógicas porvir, a palavra germinante crianças-cosmos, desenvolvida no estudo, pretende produzir dois movimentos: desconcertar e convocar. A pesquisa anuncia a urgência em abrir os estudos das infâncias para ontologias e cosmologias de povos cuja existência se dá na oralidade em terreiros encharcados de presenças.
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