Ludicidade e o ensino de Educação Ambiental na disciplina de Geografia
uma abordagem sobre o solo
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18258Palavras-chave:
Lúdico, Tipos de solo, Ediucação Ambiental, Ensino de GeografiaResumo
Playfulness and the Teaching of Environmental Education in the Subject of Geography: A Focus on Soil
Este trabalho propõe explorar algumas abordagens que podem ser adotadas no ensino da disciplina de Geografia, a alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da educação básica, como um ponto de partida para a prática de educação ambiental, no que concerne à temática do solo, a partir do lúdico e do experimento. Para isso, utiliza-se o método de pesquisa-ação, embasada na teoria de Dale, este estudo emprega procedimentos metodológicos que incluem pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados indicam que é possível promover uma educação ambiental, ao adotar diferentes linguagens lúdicas para desenvolver um conjunto de ferramentas para o ensino de geografia, relacionado à problemática ambiental, entre eles o solo. A articulação entre Geografia e Educação Ambiental, utilizando diversos objetos de aprendizagem, pode proporcionar uma experiência significativa de aprendizagem.
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