Ludicidade e o ensino de Educação Ambiental na disciplina de Geografia

uma abordagem sobre o solo

Autores

  • Karolina Barboza da Silva Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Maria Edilene Pena Barboza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Arnaldo Costa Gama Universidade Federal do Amazonas (UFAM) https://orcid.org/0000-0002-6500-9538

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18258

Palavras-chave:

Lúdico, Tipos de solo, Ediucação Ambiental, Ensino de Geografia

Resumo

 Playfulness and the Teaching of Environmental Education in the Subject of Geography: A Focus on Soil

Este trabalho propõe explorar algumas abordagens que podem ser adotadas no ensino da disciplina de Geografia, a alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da educação básica, como um ponto de partida para a prática de educação ambiental, no que concerne à temática do solo, a partir do lúdico e do experimento. Para isso, utiliza-se o método de pesquisa-ação, embasada na teoria de Dale, este estudo emprega procedimentos metodológicos que incluem pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados indicam que é possível promover uma educação ambiental, ao adotar diferentes linguagens lúdicas para desenvolver um conjunto de ferramentas para o ensino de geografia, relacionado à problemática ambiental, entre eles o solo. A articulação entre Geografia e Educação Ambiental, utilizando diversos objetos de aprendizagem, pode proporcionar uma experiência significativa de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Karolina Barboza da Silva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Docente da rede estadual de ensino, especialista em Educação Ambiental (Universidade Futura), Graduação em Ciência (UFAM). Mestranda em Educação em Ciências da Amazônia (UEA).  

Maria Edilene Pena Barboza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Colaboradora docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestra em Sociedade e Cultura da Amazônia (UFAM), Especialização em Linguística Textual e Ensino (UFRN) e em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Faculdade Martha Falcão). Graduada em Letras - Língua Portuguesa (Escola Superior Batista do Amazonas).

Arnaldo Costa Gama, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN 2023); Mestrado em Segurança Publica, Direitos Humanos e Cidadania (PPSPDHC/UEA 2018); Especialista em Saúde Epidemiológica (UEA/2020); especialista em Gestão de Talentos (UEA), especialista em Segurança Pública e do Cidadão (UEA); Graduação em Letras - Língua Portuguesa; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas a Segurança Cidadã (GEPAS/UEA), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Violência, Trabalho e Ilegalismos (UFRN); Graduando em Geografia (UFAM). Docente do curso de Especialização em Gestão Pública aplicada a Segurança 2023.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Silva, K. B. da, Barboza, M. E. P., & Gama, A. C. (2025). Ludicidade e o ensino de Educação Ambiental na disciplina de Geografia: uma abordagem sobre o solo. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–17. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18258

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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