Educação escolar indígena, tecnologia e Bem Viver
possibilidades de uma educação socioambiental indígena
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18613Palavras-chave:
Educação ambiental indígena. Educação escolar indígena. Tecnologias digitais. Ancestralidade. Bem Viver.Resumo
Indigenous school education, technology and well-being: possibilities for indigenous socio-environmental education
O estudo tem como objetivo analisar as possibilidades da educação escolar indígena e as tecnologias digitais dialogarem com os saberes da ancestralidade dos povos indígenas em articulação a sua relação com a natureza na perspectiva do Bem Viver. A fim de discutir os princípios da educação escolar indígena que consiste na especificidade, diferença, interculturalidade, bilinguismo e comunitária em relação aos projetos societários para o Bem Viver. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e leitura de imagens para maior compreensão dos processos de ensino aprendizagem com a mediação das tecnologias digitais. Como resultado, entendeu-se que a educação escolar indígena dialoga com os saberes da ancestralidade na formação educativa para o Bem Viver e potencializada pelas tecnologias digitais para uma educação socioambiental.
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