Educação escolar indígena, tecnologia e Bem Viver

possibilidades de uma educação socioambiental indígena

Autores

  • Thelma Lima da Cunha Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) https://orcid.org/0000-0003-1444-9522
  • Elder Tanio Gomes de Almeida Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) https://orcid.org/0000-0002-6660-4064
  • Carolina Brandão Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18613

Palavras-chave:

Educação ambiental indígena. Educação escolar indígena. Tecnologias digitais. Ancestralidade. Bem Viver.

Resumo

Indigenous school education, technology and well-being: possibilities for indigenous socio-environmental education

O estudo tem como objetivo analisar as possibilidades da educação escolar indígena e as tecnologias digitais dialogarem com os saberes da ancestralidade dos povos indígenas em articulação a sua relação com a natureza na perspectiva do Bem Viver. A fim de discutir os princípios da educação escolar indígena que consiste na especificidade, diferença, interculturalidade, bilinguismo e comunitária em relação aos projetos societários para o Bem Viver. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e leitura de imagens para maior compreensão dos processos de ensino aprendizagem com a mediação das tecnologias digitais. Como resultado, entendeu-se que a educação escolar indígena dialoga com os saberes da ancestralidade na formação educativa para o Bem Viver e potencializada pelas tecnologias digitais para uma educação socioambiental.

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Biografia do Autor

Thelma Lima da Cunha Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutora em Educação na Amazônia - Programa Rede Educanorte-UFAM/UEA. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM/CMZL.

Elder Tanio Gomes de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED)

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA . Formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2015) . 

Carolina Brandão Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Ciências da Educação; Mestre em Ciências da Comunicação, Universidade do Estado do Amazonas/UEA; Universidade Federal do Amazonas/UFAM.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Ramos, T. L. da C., Almeida, E. T. G. de, & Gonçalves, C. B. (2025). Educação escolar indígena, tecnologia e Bem Viver: possibilidades de uma educação socioambiental indígena. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–16. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18613

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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