Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Equipe editorial
Contact
Announcements
Edições
Current
Archives
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Avaliadores
2024
2023
2021 e 2022
2018 a 2020
Search
Periódicos FURG
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 29 No. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Vol. 29 No. 3 (2024): Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental
Published:
2025-05-30
Editorial
Editorial
Alana das Neves Pedruzzi, Marta Bonow Rodrigues, Roberta Ávila Pereira
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i3.19393
Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"
INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION, TECHNOLOGY AND WELL-BEING:
POSSIBILITIES FOR INDIGENOUS SOCIO-ENVIRONMENTAL EDUCATION
Thelma Lima da Cunha Ramos; Elder Tanio Gomes de Almeida; Carolina Brandão Gonçalves
1-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18613
Escolas Indígenas, Filosofias e Narrativas no Sertão de Pernambuco
Eduardo Vergolino
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18525
Terena Indigenous Myths in Dialogue with Environmental Education
Elisangela Castedo Maria Nascimento, Heitor Queiroz de Medeiros
1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18433
“São estas as partes que me faltam”
identidade racial e memória como meios de ensinar e aprender o “Todo” na educação ambiental
Iago Gomes da Silva, Marco Antonio Leandro Barzano
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18515
Um olhar para o invisível
projeto interdisciplinar para educação ambiental e ensino sobre sambaquis no sistema prisional
Augusto Barros Mendes
1-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18535
Reflections on socio-environmental and environmental education practices emerging from a group of women from quilombo Rasa, Armação dos Búzios/RJ.
Gabriella Michalopoulos, Marcelo Stortti, Bruno Monteiro
1-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18539
O caráter formativo da interculturalidade na “ComVivência Pedagógica”
Noeli Borek Granier, Mauro Guimarães
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18383
Traditional knowledge and ethnomathematics: a study on geometry teaching practices
um estudo sobre as práticas de ensino da geometria
Denis Viana de Souza, Catarina Janira Padilha, Sérgio Luíz Lopes
1-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18491
Anti-racist Environmental Education and indigenous peoples’ struggles
Bárbara Cristina Pelacani, Emerson Ferreira Guerra
1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18522
Educação ambiental, sustentabilidade e recursos naturais
metodologias aplicadas aos alunos do ensino fundamental I da Comunidade Quilombola de Cajazeiras - Santo Antônio/RN
Maria das Dores da Silva, Bruno Lopes
1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16520
Formação Inicial de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá Nível Médio
do Desafio à Possibilidade. Uma Proposta Pedagógica Intercultural e Interdisciplinar
Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Racquel Valério Martins, Antonio Víctor García Martín
1-24
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18529
Cultural astronomy: the representation of the indigenous and European sky and the initiation of the scientific literacy process
a representação do céu indígena e europeu e a inicialização do processo de alfabetização científica
Luciene Santos Ribeiro, Ettore Paredes Antunes
1-24
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18458
A relação crianças-cosmos no Assentamento Visconde
por uma educação ambiental em presença de outros seres
Dafne Rozencwaig Souza, Lea Tiriba, Lucia Cavalieri
1-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18517
Audiovisual production as an educational practice
analysis of an experience in a public school in Igarapé-Miri-PA
Thiago Barros, Adrielle Silva Pinheiro, Ana D'Arc Martins de Azevedo
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18555
Theoretical Contributions for Critiquing Colonialism in Environmental Education:
Community-Based Educator Perspectives from the Narratives of Beco Priscila in Belford Roxo, RJ
Lívian Vieira Cardoso, Luiz Rufino, Celso Sanchez
1-22
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18350
Caracterización del pensamiento tecnológico que circula en la escuela, relación con las comunidades originarias y la consciencia ambiental.
Diego Castro, Nataly Castro
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18512
“Indigenous Culture” in Focus on School Environmental Education: a Review Study
um estudo de revisão
Rosangela Inês Matos Uhmann, William de Goes Ribeiro
1-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18399
Hortas Escolares para desemparedar, cultivar cidadania e (re)existir
Vitória Regina Casagrande Viel, Sandra Lilian Silveira Grohe, Rodrigo Manoel Dias da Silva
1-24
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18507
Environmental education focused on social participation in non-formal spaces
Mayra Carvalho de Souza Pereira, José Maria Gusman Ferraz
1-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18524
Ludicidade e o ensino de Educação Ambiental na disciplina de Geografia
uma abordagem sobre o solo
Karolina Barboza da Silva, Maria Edilene Pena Barboza, Arnaldo Costa Gama
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18258
Imaginations about Rivers:
the interaction between Art and Environmental Education in two public schools in Rio de Janeiro
Bárbara Dias Ferreira, Rafael Nogueira Costa
1-22
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18464
Community Youth Organizationof Beira Amazonas, Amazon - Amapá - Brazil
Raimunda Kelly Silva Gomes, Alvaro dos Reis Maciel, Emanuelle Maria Gomes Castro
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18519
Artigos
Urban and peri-urban gardens: educating with sustainable socio-environmental practices
educar com práticas socioambientais sustentáveis
Eduardo Fernandes Martinello, Dirceu Benincá
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16953
Educação Climática, Agenda 2030 e a Carta da Terra, no sistema educacional do município de Itapema, Santa Catarina, Brasil
Alesandra Bez Birolo, Cássio Aurélio Suski, Oldemar de Oliveira Carvalho Junior
1-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17856
O estudo da produção energética
educação ambiental por meio do construcionismo
Luís Henrique Pupo Maron, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
1-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16827
Basic sanitation and environmental education in the face of climate change
Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Dione Iara Silveira Kitzmann
1-22
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17605
The disposal of empty plastic packages of agrochemicals in Brazil: a systematic review of the literature
Antonio de Santana Padilha Neto, Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Clecia Simone Goncalves Rosa Pacheco
1-26
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18204
Applying Jonh Dewey's theory to environmental education
Ernaldo Oliveira de Medeiros, Maraluce Maria Custódio
1-26
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17115
Perceptions and cultural values in the landscape of São Paulo Botanical Garden: a study of photography and environmental education
Analysis of Perceptions in the Landscape of the São Paulo Botanical Garden
Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Elisa Hardt, Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
1-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17920
Determinants of The Perception of The Existence of Socio-Environmental Conflict
Empirical Evidence from an Environmental Education Project with Artisanal Fishermen
Diogo Cesar Pereira, Luciano Mattar, Jorge Alexandre Barbosa Neves
1-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16831
Environmental Education for Climate Change in the National High School Examination between 1998 and 2007
Kleber Saldanha de Siqueira, Luis Paulo Leopoldo Mercado
1-25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17785
As contribuições das visitas escolares a uma área protegida no contexto de um projeto de educação integral e ambiental
Caroline Gonçalves Garcia, Maria Luísa Bonazzi Palmieri
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.16637
Perceptions of teachers about the use of the state sustainable development reserve ponta do tubarão as a non-school space for teaching and learning in the sustainability bias
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Josivan Fernandes de Araujo Junior, Natanael Charles da Silva
1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17325
Modelos de Indicadores de Educação Ambiental e de Sustentabilidade para Políticas Públicas
Environmental Education and Sustainability Indicator Models for Public Policies: a theoretical approach
Gisela Cristina Richter, Joel Dias da Silva
1-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17956
Make a Submission
Make a Submission
indexadores
Indexadores
Keywords
Current Issue
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Most Read Articles
A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade
493
Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora
171
Agricultura Familiar e Sustentabilidade
127
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE SE MOSTRA DE REFERÊNCIA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
125
Educação Ambiental em espaço não formal: a atuação da Igreja Católica
113
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)