Vol. 12 No. 1 (2024): Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade

					Afficher Vol. 12 No. 1 (2024): Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gênero e Sexualidade

Ao partimos da compreensão das juventudes como um construto cultural, histórico, aberto, plural, polissêmico, na medida em que é atravessada por diversos marcadores culturais, no âmbito das relações sociais, interessa-nos congregar nesse dossiê pesquisas sobre as juventudes contemporâneas tendo como áreas de concentração: os Estudos Culturais em Educação, os Estudos de Gênero e Sexualidades, bem como, as análises de autores/as pós-estruturalistas, como Michel Foucault. A fim de contribuir com os estudos nessa área, propomos envolver investigações sobre as juventudes que problematizem as práticas pedagógicas, as instâncias educativas, os artefatos culturais que repercutem e atuam na sua constituição, investindo principalmente, nos ensinamentos produzidos e veiculados sobre corpo, gênero e sexualidade. Compreender e examinar os lugares da cultura, tais como: brinquedos, academias, filmes, séries, músicas, escolas, literatura , revistas, jornais, propagandas, internet, políticas públicas etc. como locais que forjam sujeitos e subjetividades tornam-se interesses desse dossiê: Que saberes e práticas são acionados na produção das juventudes contemporâneas? Quais são os ensinamentos e imperativos que os artefatos analisados buscam constituir para as juventudes? Quais características, comportamentos, habilidades e capacidades esses indivíduos necessitam incorporar? Como o gênero e a sexualidade atravessam e constituem as juventudes? Que atravessamentos e incorporações de gênero e sexualidade estão presentes nas próprias instituições, campos de saber, símbolos e normas relacionadas às juventudes? Quais as implicações do consumo e da cultura do consumo nos processos educativos que formam os sujeitos jovens contemporâneos? Como operam as estratégias biopolíticas e os modos de governar as condutas dos indivíduos interpelados nas sociedades neoliberais? Como gênero e sexualidade, em intersecção com outros marcadores sociais, como raça, escolaridade, religião, pertencimento social, tornam-se centrais nas disputas cotidianas? De que formas podem-se produzir críticas, tensionamentos e intervenções capazes de ampliar compreensões binárias e heteronormativas para as juventudes?

Publié-e: 2024-08-13

Expediente

  • EXPEDIENTE

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17901

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner

  • APRESENTAÇÃO

    Carin Klein, Daniela de Azevedo Prates, Juliana Vargas
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17906
  • ENTREVISTA VERÓNICA PAZ CENITAGOYA GARÍN

    Carin Klein, Daniela Daniela de Azevedo Prates, Juliana Vargas
    7-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17907
  • “TÁ DE CHICO?” ESTIGMAS DA MENSTRUAÇÃO NA MÍDIA E NO TERRITÓRIO ESCOLAR

    Caroline Luiza Willig, Saraí Patrícia Schmidt
    26-50
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16050
  • O QUE UM FILME PODE FAZER CONOSCO E O QUE PODEMOS FAZER COM UM FILME? PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE JOVENS NEGRAS SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL ACIONADAS POR MEIO DO LONGA-METRAGEM “PRECIOSA" UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

    Roniel Santos Figueiredo, Marcos Lopes de Souza
    51-77
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17265
  • CARTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NA ESCOLA PERSPECTIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS SÉRIES DE STREAMING

    André Luiz Bernardo Storino, Ivan Amaro
    78-97
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17113
  • A SEXUALIDADE NA ESCOLA DISCURSOS VEICULADOS NAS SÉRIES BIG MOUTH E SEX EDUCATION

    Rosiane Orende da Silva, Bárbara Hees Garré, Ana Gabriela da Silva Vieira
    98-116
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17090
  • NAS PRATELEIRAS VIRTUAIS TENDÊNCIAS DE CONSUMO LITERÁRIO NA CATEGORIA JOVENS E ADOLESCENTES DA AMAZON

    Rannyson da Silva Moura, Kaio Gomes Braz, Raquel Assunção Oliveira
    117-143
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17095
  • PEDAGOGIAS DOS ARTEFATOS CULTURAIS NA CONSTITUIÇÃO DE JUVENTUDES, GÊNERO E SEXUALIDADE

    Raquel Guimarães Lins, Roney Polato de Castro
    144-164
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17372
  • POP, FUNK E RAP COMO CONTEÚDOS MUSICAIS PARA OS JOVENS NA ESCOLA REFLEXÕES SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

    Hugo Romano Mariano, Jorge Luiz Schroeder
    165-189
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17268
  • JUVENTUDES PERIFÉRICAS E O HIP HOP ALAGOANO RELAÇÕES DE GÊNERO, POLÍTICAS E SOCIOCULTURAIS

    Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva, Rosemeire Reis da Silva
    190- 215
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17273
  • OS EFEITOS DAS REDES SOCIAIS NA SUBJETIVIDADE E NOS MODOS DE RELAÇÃO COM O CORPO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS

    Andressa Patussi, Anderson Luis Schuck
    216-236
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17203
  • A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA LGBTQIA+ NAS VIDAS DE JOVENS LEITORES UNIVERSITÁRIOS

    Adria Caroene Queiroz Sabbá, Gisele Cristina Resende
    237-254
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17381
  • POR UMA UNIVERSIDADE EFETIVAMENTE DEMOCRÁTICA DEMANDAS E QUALIDADE DE POLÍTICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA PERSPECTIVA DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Marcus Vinicius Mazini dos Santos, Leonardo Lemos de Souza, Rafael Paulino Juliani
    255-278
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16986
  • PARA ALÉM DE UMA LIGA ACADÊMICA SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO TECENDO REFLEXÕES A PARTIR DA LACIGS+

    Aline Stefany Queiroz Leite, Rodrigo Leão de Oliveira, Iago Sergio de Castro Farias, Laize da Fonseca Araujo
    279-295
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17388
  • SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS FORA DOS BINARISMOS DE GÊNERO ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

    Victor Pereira de Souza, Taís Bleicher, Breno de Castro Diniz
    296-321
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17390
  • NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES LGBTQIA+

    Ludymila Nascimento de Souza, Daniela Alves de Alves
    322-347
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17358
  • “PARECE QUE EU TENHO DUAS IDENTIDADES, E É LINDO! IDENTIDADE SURDA E LGBT! EU SINTO ORGULHO”! LÍNGUA DE SINAIS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SURDA

    Cícera Patrine Cunha Flôr, Rômulo de Lima Sousa, Lucas Romário
    348-370
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17400
  • NAS MINHAS VEIAS ESCORRE O SANGUE HERÓI DO FRACASSO A EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE SI ENQUANTO POSSIBILIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DA VIDA QUEER

    Marluci Meinhart, Saraí Patrícia Schmidt
    371-389
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17056
  • A VIA CRUCIS DO MENOR OU UMA POLÍTICA DO LUTO UMA CRÍTICA DA VIOLÊNCIA NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE (BRASIL, 1975-1987)

    José dos Santos Costa Júnior
    390- 416
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16786
  • VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANGÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA UMA REVISÃO DA LITERATURA

    Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Eliane Cadoná
    417-441
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17108
  • VOCÊ ME VÊ? AS INTERFACES DO CURRÍCULO E DAS TRANSIDENTIDADES NA ESCOLA

    Geilson Pereira Silva, Sirlene Mota Pinheiro da Silva
    442-461
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17042
  • A DESNATURALIZAÇÃO DA IDEIA DE TRANSIÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A PSICOLOGIA E A FILOSOFIA SOBRE A ADOLESCÊNCIA E GÊNERO

    Diogo Fagundes Pereira
    462-477
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16847
  • TIKTOKZAÇÃO DAS MASCULINIDADES ESTUDOS CULTURAIS, QUESTÕES DE GÊNERO E JUVENTUDE CONTEMPOR NEA

    João Paulo Baliscei, Pedro Henrique Decleva Fernandes
    478-497
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16998
  • TEMOS NOSSAS CORES, NOSSAS FORÇAS E NOSSA ARTE UM OLHAR PARA MASCULINIDADES JUVENIS CONTEMPORÂNEAS VISIBILIZADAS EM SEIS VIDEOCLIPES DE ROCK E RAP

    Mauricio Nazarete Lopes, Paula Regina Costa Ribeiro , Juliana Ribeiro de Vargas
    498-523
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17365
  • DEBATE TEÓRICO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DO CABRA-MACHO E DA MASCULINIDADE TÓXICA

    Thatiane Oliveira do Nascimento
    524-548
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17102
  • CRIANÇA VIADA E HETEROTERRORISMO EVIDENCIANDO UMA MASCULINIDADE COLONIAL

    Fernando Ziderich do Amaral
    549-573
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17107
  • OS SENTIDOS DAS JUVENTUDES E MASCULINIDADES NEGRAS NA CONTEMPORANEIDADE ANÁLISES INTERSECCIONAIS

    Luis Paulo Cruz Borges
    574-590
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17322
  • O ENREDO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NOTAS SOBRE MULHERES PROFESSORAS

    Mayra Silva dos Santos
    591-607
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16670
  • A ATUAÇÃO DAS JUVENTUDES FEMINISTAS E ANTIFEMINISTAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Kellen Carvalho de Sousa Brito, Olívia Cristina Perez
    608-625
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17254
  • ENTRE CURADORAS/ES E CURANDEIRAS/OS CENAS-ACONTECIMENTOS-ANALISADORAS DE UMA PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO COM JOVENS PESQUISADORAS/ES DO SEU COTIDIANO ESCOLAR

    Mayara Ruth Nishiyama Soares, Luciana Lobo Miranda, Marta Clarice Nascimento Oliveira, Bruna Ribeiro de Sousa
    626-649
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17198
  • ENTRE MINAS E MANAS EXPERIÊNCIA FEMININA E SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016 EM MINAS GERAIS

    Karoline Rebecka Siqueira Ferreira, Luís Antonio Groppo
    650-671
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17326
  • O SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO E AS RESISTÊNCIAS DE SER MULHER AMAZÔNIDA UMA NARRATIVA DE VIDA DURANTE A TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR

    JANAINA LEIA PASSOS DA SILVA, Breno de Oliveira Ferreira, Adria de Lima Sousa, Iolete Ribeiro da Silva
    672-696
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17403
  • CORPO-MANIFESTO E ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

    José Valdinei Albuquerque Miranda, Caroline do Socorro Freitas Maciel Maciel, Gilcilene Dias da Costa Costa
    697-720
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17135
  • (DES)SEXUALIZANDO AGENCIAMENTOS DESEJANTES EM UMA PESQUISA COM JOVENS

    Simone Cristina de Amorim, Marcos Roberto Vieira Garcia
    721-744
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17252
  • CONEXÕES LIBERDADE DE ENSINAR, DEMOCRACIA E CULTURAS JUVENIS

    Fernando Seffner, Juliana Ribeiro de Vargas
    745-766
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17267
  • JUVENTUDES, RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO (DES)CONSTRUÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Adriano Gonçalves da Silva, Marie Luce Tavares
    767-789
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17293
  • IGUALDADE DE OPORTUNIDADES? RACISMO E DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL

    Simone Gomes Firmino, Agustina Rosa Echeverría
    790-815
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17460
  • A URGÊNCIA DO DEBATE GÊNERO E DIVERSIDADE EM UM PROJETO PARA ADOLESCENTES

    Renata Porcellis, André Nogueira Alves, Marcia Rostas
    816-832
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17324
  • BULLYING HOMOFÓBICO E O DESENVOLVIMENTO DO SELF DIALÓGICO

    Francisco Neves, Angela Uchoa Branco
    833-853
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17340
  • MAPEANDO CONHECIMENTOS E REALIZANDO ETNOGRAFIAS GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

    Aldo Cativo da Silva Filho, Lucélia de Moraes Braga Bassalo
    854-879
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17361
  • PROJETO DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR

    Gilmara Pinheiro de Andrade
    880-899
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17451
  • DIVERSIDADE E FRONTEIRA UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERCULTURAL, ANTIMACHISTA E ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

    Eliane da Silva, Júlia Batista Alves
    900-925
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17377
  • ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DURANTE O PERÍODO DE 2018 A 2023

    Raynna Paiva, Lívia de Rezende Cardoso
    926-950
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17404
  • A (R)EXISTÊNCIA DE PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA DISPUTA PELO PODER LOCAL

    Bruno Almeida Silva, Patricia Ketzer
    951-973
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16880

Diversidade em Debate

  • POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA MÃES UNIVERSITÁRIAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

    Ananda Raquel de Souza Joaquim, José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
    974-998
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16260
  • PAULO FREIRE E BELL HOOKS CONVERGÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

    Ludmila Jardim da Conceição, Rita Tatiana Cardoso Erbs
    999-1012
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16246
  • GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E VALORES FAMILIARES IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

    Larissa Scotta
    1013-1036
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16289
  • A LUTA POR UM ESPAÇO NA ESCOLA ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANS/TRAVESTIS/NÃO BINÁRIE NOS CONTEXTOS ESCOLARES

    D'Angelles Vieira, Áurea Augusta Rodrigues da Mata
    1037-1060
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16303
  • GÊNERO E PODER NO SUBCAMPO ESPORTIVO DO XADREZ RELAÇÕES ENTRE A GEOGRAFIA E AS TITULAÇÕES DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ

    Jéssica dos Anjos Januário, Taís Sandrim Julião, Liziane Nathália Vicenzi, Ana Vitória de Paula Rothebarth
    1061-1090
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16381
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO

    Rafael Casaes de Brito, Benedito Gonçalves Eugênio, Catiana Nery Leal, Ramon Alves dos Santos
    1091-1116
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16410
  • UM BINÔMIO E UMA DICOTOMIA A NARRATIVA DE UM PROFESSOR HOMEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Julio Cesar Floriano Dos Santos, Josiane Peres Gonçalves, Raquel Quintina Pereira Bard
    1117-1143
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16116
  • AS DIFERENÇAS E DESIGUALDADES DE GÊNERO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DA JUVENTUDE

    Angela Maria Corso
    1144-1165
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16068
  • EDUCAÇÃO TRANSDEFIÇA REFLEXÕES SOBRE CORPONORMATIVIDADE, EXCLUSÃO E SILENCIAMENTO DE PESSOAS TRANS COM DEFICIÊNCIA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO

    Leila Antoniassi Sassine, Suelen Soares Barcelo de Miranda, Eliane Rose Maio
    1166-1187
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16662
  • EXCLUSÃO DE CORPOS E CORPOREIDADES DISSIDENTES ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

    Tayron Gabriel Pereira da Silva, Estêvão Maya de Moura Pereira, Thiago Camargo Iwamoto, Dulce Filgueira de Almeida
    1188-1209
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16697
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA AS DIFERENÇAS CULTURAIS EM DEBATE

    Ana Paula da Silva Santos, Vera Maria Candau
    1210-1230
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16730
  • NARRATIVAS DE DOCENTES LGBTIA+ CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GÊNEROS E SEXUALIDADES

    John Jamerson da Silva Brito, Witembergue Gomes Zaparoli
    1231-1245
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16755
  • PIERRE BOURDIEU E A QUESTÃO DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA A DOMINAÇÃO MASCULINA

    Valeria Soares de Lima, Josiane Peres Gonçalves, Elaine Ferreira de Oliveira, Gislene Lisboa de Oliveira
    1246-1263
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16796
  • INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS E ESCOLARIZADAS DOS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA DANÇA

    Eliaquim de Sousa Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto
    1264-1286
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16817
  • CURSO DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO ABORDAR EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NA ESCOLA?

    Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Antônio Rodrigues Neto, Juliana Cristina Martins de Souza
    1287-1310
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16969

Cotidiano da Escola

  • DESCONSTRUINDO GÊNERO JOGANDO COM TEATRO E SOCIOLOGIA PARA PROBLEMATIZAR PERFORMANCES DE GÊNERO JUNTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Suélen Pinheiro Freire Acosta, Marlise
    1311-1328
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16221
  • DIALOGANDO COM ADOLESCENTES SOBRE DIFERENÇAS, IDENTIDADES E BEM-ESTAR NA ESCOLA E NA VIDA

    Liliana Raphaela Brandim Goergen, Fúlvia da Silva Spohr, Cleidilene Ramos Magalhães
    1329-1343
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17484
  • ALÉM DOS RÓTULOS UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA A PARTIR DAS MENSAGENS DE ÂNGELO

    Cinthia de Liz, Vinicius Bertoncini Vicenzi
    1344-1357
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.15970

Espaços Educativos