VOCÊ ME VÊ? AS INTERFACES DO CURRÍCULO E DAS TRANSIDENTIDADES NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17042

Resumo

Este artigo reflete acerca da conexão do currículo na presença das transidentidades na escola, entendendo que o currículo é produtor de subjetividades, narrativas e posicionamentos, principalmente quando este revela a dinâmica do poder disciplinador da heteronormatividade, como sistema de verdade único, biologizante e anormalizador do mundo. Para tanto, apoia-se em Tomaz da Silva (2000; 2011; 2016), Alice Casemiro Lopes e Elizabeth Macedo (2011), Michel Foucault (1987; 2021), Berenice Bento (2006), Judith Butler (2003) e Letícia Nascimento (2021) para analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC - 2017), o Plano Estadual de Educação do Maranhão (2014-2024) e o Plano Municipal de Educação de São Luís (2015-2024) como evidencias das intervenções que estes documentos sofrem na seleção e hierarquização das diferentes existências. Essa interface assume um ocultamento/supressão nos documentos que subsidiam o currículo ou a manifestação por meio da negação de suas existências através de comportamentos e atitudes discursivas e não discursivas.

 

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Biografia do Autor

Geilson Pereira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação  da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA) na linha de pesquisa em Diversidade, Cultura e Inclusão e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2015). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA (2009). Especialista em Metodologia do Ensino Superior - CEMES (2005) . Licenciada em Pedagogia (2003). Docente do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão - PPGE/UFMA.

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Pereira Silva, G., & Mota Pinheiro da Silva, S. (2024). VOCÊ ME VÊ? AS INTERFACES DO CURRÍCULO E DAS TRANSIDENTIDADES NA ESCOLA. Diversidade E Educação, 12(1), 442–461. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17042

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner