CONEXÕES LIBERDADE DE ENSINAR, DEMOCRACIA E CULTURAS JUVENIS

Autores

  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. RG/RS - BRASIL
  • Juliana Ribeiro de Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17267

Resumo

O artigo, a partir de análise documental, analisa a liberdade de ensinar, princípio da Constituição Federal de 1988, a partir de elementos de sua história, no ordenamento constitucional brasileiro e estabelecem-se comparações com a organização da liberdade de ensinar em outros países. Examinam-se as conexões entre a liberdade de ensinar, mais própria da docência e a liberdade de aprender, pensada na ótica das culturas juvenis. A partir de dados de projetos de pesquisa, exalta-se a cultura escolar como contexto onde se aprende a reconhecer como se produz a diferença, em meio a relações de poder, resistência e valorização da diversidade e ainda, considerações em torno do diálogo entre liberdade de ensinar e demandas das culturas juvenis. Encerramos ressaltando a liberdade de ensinar, aprender e a educação democrática ferramentas para a produção de ambientes de plenos de aprendizado e conhecimento.

 

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Biografia do Autor

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. RG/RS - BRASIL

Professor da FACED/UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes

Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do PPGEDU UFRGS

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Seffner, F., & Ribeiro de Vargas, J. (2024). CONEXÕES LIBERDADE DE ENSINAR, DEMOCRACIA E CULTURAS JUVENIS. Diversidade E Educação, 12(1), 745–766. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17267

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner