CONEXÕES LIBERDADE DE ENSINAR, DEMOCRACIA E CULTURAS JUVENIS

Autores/as

  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. RG/RS - BRASIL
  • Juliana Ribeiro de Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17267

Resumen

O artigo, a partir de análise documental, analisa a liberdade de ensinar, princípio da Constituição Federal de 1988, a partir de elementos de sua história, no ordenamento constitucional brasileiro e estabelecem-se comparações com a organização da liberdade de ensinar em outros países. Examinam-se as conexões entre a liberdade de ensinar, mais própria da docência e a liberdade de aprender, pensada na ótica das culturas juvenis. A partir de dados de projetos de pesquisa, exalta-se a cultura escolar como contexto onde se aprende a reconhecer como se produz a diferença, em meio a relações de poder, resistência e valorização da diversidade e ainda, considerações em torno do diálogo entre liberdade de ensinar e demandas das culturas juvenis. Encerramos ressaltando a liberdade de ensinar, aprender e a educação democrática ferramentas para a produção de ambientes de plenos de aprendizado e conhecimento.

 

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Biografía del autor/a

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. RG/RS - BRASIL

Professor da FACED/UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes

Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do PPGEDU UFRGS

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

SEFFNER, Fernando; RIBEIRO DE VARGAS, Juliana. CONEXÕES LIBERDADE DE ENSINAR, DEMOCRACIA E CULTURAS JUVENIS. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 745–766, 2024. DOI: 10.14295/de.v12i1.17267. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17267. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner