GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE

EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS

Autores

  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Joanalira Corpes Magalhães Universidade Federal do Rio Grande - Furg
  • Juliana Lapa Rizza Universidade Federal do Rio Grande - Furg
  • Raphael Albuquerque de Boer Universidade Federal do Rio Grande - Furg
  • Gisele Ruiz Silva Universidade Federal do Rio Grande - Furg
  • Juliana Ribeiro de Vargas Universidade Luterana do Brasil - Ulbra

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14492

Resumo

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pós-estruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS. Atualmente é professora Associada I do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (associação ampla FURG/UFRGS/UFSM) da Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Doutora em Educação em Ciências. Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Furg.  Professora do PPG Educação em Ciências. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese).

Juliana Lapa Rizza, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Furg.  Professora do PPG Educação em Ciências. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese).

Raphael Albuquerque de Boer, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Doutor em Estudos Literários e Culturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS.

Gisele Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Furg.  Pesquisadora do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (Geecaf). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese).

Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Luterana do Brasil - Ulbra

Doutorada em Educação. Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação (Gpec)  e do Grupo de Pesquisa Sexualidade Escola (Gese)

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Ribeiro, P. R. C., Corpes Magalhães, J., Lapa Rizza, J., Albuquerque de Boer, R., Ruiz Silva, G., & Ribeiro de Vargas, J. (2024). GRUPO DE PESQUISA SEXUALIDADE E ESCOLA – GESE: EXPERIÊNCIAS, TRAJETÓRIA, ACONTECIMENTOS. Diversidade E Educação, 10(1), 206–221. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14492

Edição

Seção

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc