GÊNERO E SEXUALIDADE EM TELA

O PROJETO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP E A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16952

Resumo

Como parte de uma pesquisa coletiva realizada sobre o Programa de Gênero e Sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP, o presente texto narra o processo de produção de material formativo para docentes em vídeo, bem como a importância da divulgação de materiais diversos para se trabalhar temáticas sobre educação, gênero e sexualidade em escolas públicas brasileiras, compartilhando experiências e desafios. O Programa Gênero e Sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP foi criado no início dos anos 1990, de maneira precursora, com o nome de Orientação Sexual Adolescente. Desde então, tem desenvolvido diversas ações com estudantes, professores, bolsistas e estagiários, passando por desafios e transformações. Neste relato, narramos o processo de elaboração de uma série de três vídeos curtos com especialistas, docentes e pesquisadores da escola, publicada na plataforma Youtube, no esforço de divulgação científica e educacional no âmbito de um projeto temático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Vicentini, USP

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1993), Mestre (1997) e Doutora em Educação (2002) pela mesma instituição, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Atualmente, é professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EDM/FEUSP), atuando nos cursos de Pedagogia e Licenciatura, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação, junto ao qual tem orientado trabalhos de Mestrado e Doutorado no âmbito da Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas", pertencente à Área de Concentração "Formação, Currículo e Práticas Escolares". As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à história da profissão docente, imagens de professores e práticas formativas.

Rita Gallego, USP

Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura na Faculdade de Educação da USP, na área de Didática e do Programa de Pós-Graduação da mesma faculdade. Professora convidada da Université de Picardie Jules Verne (Amiens/França, 2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. No que concerne às pesquisas e publicações na área de educação, tem privilegiado os temas: tempo escolar, cultura escolar, organização do trabalho docente, (auto)biografia e avaliação da aprendizagem. Pesquisadora associada ao Projeto Temático (financiado pela FAPESP) - Saberes em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), do qual é coordenadora, junto à Profa. Dra. Paula Perin Vicentini, do Eixo 4 - Materiais didáticos para ensino público e formação de professores. Membro da Comissão Formação Didático Pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP (desde 2016) e do Grupo de Trabalho Formação de Professores da Pró-Reitoria de Graduação (desde 2022).

Clarissa Santos, USP

Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro). Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP (FEUSP), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Vivenciou processos de formação no Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) - Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais, na Especialização em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016), no Bacharelado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) e na Licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano - Centro Universitário (2018). Integra o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG). É Editora Assistente da Revista Educação, Artes e Inclusão. Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Formação de Professoras, Ensino de Artes e Artes Visuais. Realizadora do F.EST.A - Festival Estudantil de Audiovisual e do MUÍDO - Festival de Cinema de Campina Grande, além de atuar na Produção de set dos filmes Abrição de Portas (2022), Cordelina (2022), Debaixo do Arvoredo (2021) e Não existe pôr do sol (2021).

Gabriel Toledo, USP

Graduando em História pela Universidade de São Paulo. Atualmente Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP (Processo 2020/06603-2) no Projeto de Pesquisa Temático "SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...)" (Processo 2018/26699-4).

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Guedes Mourão Macedo, R., Vicentini, P., Gallego, R., Santos, C., & Toledo, G. (2024). GÊNERO E SEXUALIDADE EM TELA: O PROJETO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP E A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Diversidade E Educação, 12(1), 1374–1386. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16952