GÊNERO E SEXUALIDADE EM TELA

O PROJETO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP E A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16952

Resumen

Como parte de uma pesquisa coletiva realizada sobre o Programa de Gênero e Sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP, o presente texto narra o processo de produção de material formativo para docentes em vídeo, bem como a importância da divulgação de materiais diversos para se trabalhar temáticas sobre educação, gênero e sexualidade em escolas públicas brasileiras, compartilhando experiências e desafios. O Programa Gênero e Sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP foi criado no início dos anos 1990, de maneira precursora, com o nome de Orientação Sexual Adolescente. Desde então, tem desenvolvido diversas ações com estudantes, professores, bolsistas e estagiários, passando por desafios e transformações. Neste relato, narramos o processo de elaboração de uma série de três vídeos curtos com especialistas, docentes e pesquisadores da escola, publicada na plataforma Youtube, no esforço de divulgação científica e educacional no âmbito de um projeto temático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Vicentini, USP

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1993), Mestre (1997) e Doutora em Educação (2002) pela mesma instituição, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Atualmente, é professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EDM/FEUSP), atuando nos cursos de Pedagogia e Licenciatura, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação, junto ao qual tem orientado trabalhos de Mestrado e Doutorado no âmbito da Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas", pertencente à Área de Concentração "Formação, Currículo e Práticas Escolares". As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à história da profissão docente, imagens de professores e práticas formativas.

Rita Gallego, USP

Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura na Faculdade de Educação da USP, na área de Didática e do Programa de Pós-Graduação da mesma faculdade. Professora convidada da Université de Picardie Jules Verne (Amiens/França, 2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. No que concerne às pesquisas e publicações na área de educação, tem privilegiado os temas: tempo escolar, cultura escolar, organização do trabalho docente, (auto)biografia e avaliação da aprendizagem. Pesquisadora associada ao Projeto Temático (financiado pela FAPESP) - Saberes em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), do qual é coordenadora, junto à Profa. Dra. Paula Perin Vicentini, do Eixo 4 - Materiais didáticos para ensino público e formação de professores. Membro da Comissão Formação Didático Pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP (desde 2016) e do Grupo de Trabalho Formação de Professores da Pró-Reitoria de Graduação (desde 2022).

Clarissa Santos, USP

Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro). Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP (FEUSP), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Vivenciou processos de formação no Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) - Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais, na Especialização em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016), no Bacharelado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) e na Licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano - Centro Universitário (2018). Integra o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG). É Editora Assistente da Revista Educação, Artes e Inclusão. Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Formação de Professoras, Ensino de Artes e Artes Visuais. Realizadora do F.EST.A - Festival Estudantil de Audiovisual e do MUÍDO - Festival de Cinema de Campina Grande, além de atuar na Produção de set dos filmes Abrição de Portas (2022), Cordelina (2022), Debaixo do Arvoredo (2021) e Não existe pôr do sol (2021).

Gabriel Toledo, USP

Graduando em História pela Universidade de São Paulo. Atualmente Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP (Processo 2020/06603-2) no Projeto de Pesquisa Temático "SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...)" (Processo 2018/26699-4).

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Guedes Mourão Macedo, R., Vicentini, P., Gallego, R., Santos, C., & Toledo, G. (2024). GÊNERO E SEXUALIDADE EM TELA: O PROJETO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP E A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Diversidade E Educação, 12(1), 1374–1386. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16952