UM BINÔMIO E UMA DICOTOMIA

A NARRATIVA DE UM PROFESSOR HOMEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16116

Resumo

RESUMO

A educação infantil e a educação física tiveram origens tecnicistas bem marcadas. Enquanto a primeira passou por um processo assistencialista, filantrópico, higienista e sanitarista até formatar-se pedagógica; a segunda seguiu por um trajeto higienista, militarista, esportivista até adotar uma abordagem crítica considerada produtora da cultura corporal de movimento. Como suas origens e trajetórias, outro ponto de convergência é a dialética do binômio cuidar e educar da educação infantil e da dicotomia corpo e mente da educação física. Utilizando-se do método biográfico, a partir da narrativa autobiográfica, o artigo buscou compreender o cuidar o corpo e o educar a mente nas aulas de educação física na educação infantil, ministrada por um professor Homem. Foi realizado um estudo qualitativo de revisão bibliográfica, com referencial teórico dos estudos de gênero e estudos feministas. O resultado encontrado é o reforço do patriarcado na tentativa de deslocamento do homem no ambiente da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Floriano Dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Julio Cesar Floriano dos Santos
Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Especial: atendimento educacional especializado (UFMS) e Docência na Educação Infantil (UFMS), licenciado e bacharel em Educação Física (UFMS). Professor da educação básica na rede pública municipal de Campo Grande – MS. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa narrativa.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela mesma instituição. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Raquel Quintina Pereira Bard, Ufms

Raquel Quintina Pereira Bard Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Infantil e Anos Inicias (FAVENI), licenciada em Pedagogia (UFG). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa narrativa.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Floriano Dos Santos, J. C., Josiane Peres Gonçalves, & Quintina Pereira Bard, R. (2024). UM BINÔMIO E UMA DICOTOMIA: A NARRATIVA DE UM PROFESSOR HOMEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade E Educação, 12(1), 1117–1143. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16116