UM BINÔMIO E UMA DICOTOMIA
A NARRATIVA DE UM PROFESSOR HOMEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16116Resumo
RESUMO
A educação infantil e a educação física tiveram origens tecnicistas bem marcadas. Enquanto a primeira passou por um processo assistencialista, filantrópico, higienista e sanitarista até formatar-se pedagógica; a segunda seguiu por um trajeto higienista, militarista, esportivista até adotar uma abordagem crítica considerada produtora da cultura corporal de movimento. Como suas origens e trajetórias, outro ponto de convergência é a dialética do binômio cuidar e educar da educação infantil e da dicotomia corpo e mente da educação física. Utilizando-se do método biográfico, a partir da narrativa autobiográfica, o artigo buscou compreender o cuidar o corpo e o educar a mente nas aulas de educação física na educação infantil, ministrada por um professor Homem. Foi realizado um estudo qualitativo de revisão bibliográfica, com referencial teórico dos estudos de gênero e estudos feministas. O resultado encontrado é o reforço do patriarcado na tentativa de deslocamento do homem no ambiente da educação infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.