UM BINÔMIO E UMA DICOTOMIA

A NARRATIVA DE UM PROFESSOR HOMEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16116

Résumé

RESUMO

A educação infantil e a educação física tiveram origens tecnicistas bem marcadas. Enquanto a primeira passou por um processo assistencialista, filantrópico, higienista e sanitarista até formatar-se pedagógica; a segunda seguiu por um trajeto higienista, militarista, esportivista até adotar uma abordagem crítica considerada produtora da cultura corporal de movimento. Como suas origens e trajetórias, outro ponto de convergência é a dialética do binômio cuidar e educar da educação infantil e da dicotomia corpo e mente da educação física. Utilizando-se do método biográfico, a partir da narrativa autobiográfica, o artigo buscou compreender o cuidar o corpo e o educar a mente nas aulas de educação física na educação infantil, ministrada por um professor Homem. Foi realizado um estudo qualitativo de revisão bibliográfica, com referencial teórico dos estudos de gênero e estudos feministas. O resultado encontrado é o reforço do patriarcado na tentativa de deslocamento do homem no ambiente da educação infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Julio Cesar Floriano Dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Julio Cesar Floriano dos Santos
Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Especial: atendimento educacional especializado (UFMS) e Docência na Educação Infantil (UFMS), licenciado e bacharel em Educação Física (UFMS). Professor da educação básica na rede pública municipal de Campo Grande – MS. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa narrativa.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela mesma instituição. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Raquel Quintina Pereira Bard, Ufms

Raquel Quintina Pereira Bard Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Infantil e Anos Inicias (FAVENI), licenciada em Pedagogia (UFG). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa narrativa.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Floriano Dos Santos, J. C., Josiane Peres Gonçalves, & Quintina Pereira Bard, R. (2024). UM BINÔMIO E UMA DICOTOMIA: A NARRATIVA DE UM PROFESSOR HOMEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade E Educação, 12(1), 1117–1143. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16116