POR UMA UNIVERSIDADE EFETIVAMENTE DEMOCRÁTICA
DEMANDAS E QUALIDADE DE POLÍTICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA PERSPECTIVA DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16986Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar opiniões da população LGBTQIAPN+ sobre ações afirmativas desenvolvidas por uma universidade pública para o acesso à educação e o combate à violência LGBTQIAPN+fóbica, sendo a exposição de um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre demandas e qualidade de políticas e ações afirmativas de acordo com a população LGBTQIAPN+ universitária. Foi aplicado um questionário contendo questões para os participantes expressarem suas opiniões em relação às ações e políticas afirmativas universitárias. Os dados foram analisados com base nos princípios da pesquisa qualitativa. As informações levantadas indicam desconhecimento das ações desenvolvidas pela universidade por parte dos participantes, ao mesmo tempo que demandam ações adicionais que contemplem realidades vividas por LGBTQIAPN+. Com os resultados discutimos a avaliação das ações conhecidas, a manutenção do sistema cis/hétero no cotidiano universitário, demandas da população LGBTQIAPN+ e LGBTQIAPN+fobia no contexto universitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.