BULLYING HOMOFÓBICO E O DESENVOLVIMENTO DO SELF DIALÓGICO

Autores

  • Francisco Neves Universidade de Brasília
  • Angela Uchoa Branco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17340

Resumo

Nas escolas, estudantes homossexuais, e os que são assim percebidos, sofrem preconceito homofóbico, como piadas, apelidos, insinuações, xingamentos etc., que se configuram como bullying homofóbico. O artigo analisa as relações entre bullying e homofobia com base em artigos científicos nacionais e internacionais com as palavras-chave “bullying”, “homofobia”, e “bullying homofóbico”. Em todos os casos, verifica-se que a trajetória de jovens homossexuais é marcada por posicionamentos e contra-posicionamentos de si mobilizados pelo bullying homofóbico, e por fortes tensões que, segundo a Teoria do Self Dialógico-TSD, os leva ao sofrimento e dificuldades. Argumenta-se que a TDS consiste em produtiva perspectiva para a analisar a questão, e que temas como diversidade sexual e gênero devem ser incluídos e discutidos no currículo escolar, assim fomentando o respeito aos direitos humanos e à diversidade, e levando a escola a assumir sua responsabilidade em prevenir e desconstruir toda forma de preconceito.

PALAVRAS CHAVES: homofobia, bullying, self dialógico, diversidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Neves, Universidade de Brasília

Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, Universidade de Brasil, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, Campus Darcy Ribeiro, ICC Sul, Bloco A, Térreo, Sala AT 018/7, Asa Norte, 70900-000, Brasília, DF, Brasil, Telefone: (61) 3107-6624

Angela Uchoa Branco, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, Campus Darcy Ribeiro, ICC Sul, Bloco A, Térreo, Sala AT 018/7, Asa Norte, 70900-000, Brasília, DF, Brasil, Telefone: (61) 3107-6624. Correspondência para: A. BRANCO. E-mail:<branco.angela@gmail.com>

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Neves, F., & Uchoa Branco, A. (2024). BULLYING HOMOFÓBICO E O DESENVOLVIMENTO DO SELF DIALÓGICO. Diversidade E Educação, 12(1), 833–853. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17340

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner