DEBATE TEÓRICO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DO CABRA-MACHO E DA MASCULINIDADE TÓXICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17102Resumo
O presente texto tem como propósito apresentar reflexões sobre o debate teórico de uma pesquisa de doutorado em curso, que problematiza os discursos que constroem as masculinidades tóxicas e sua aproximação com o homem nordestino, o cabra-macho, descrito pelo autor Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2013). Para tanto, recorremos a bancos de teses e dissertações, na intencionalidade de levantar o conhecimento construído até outubro de 2023 sobre a masculinidade tóxica. Através da perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, lançamos a problematizar os investimentos no ser/estar masculino construído nas pesquisas anteriores. Percebemos que a pesquisa em curso se distingue das demais realizadas, haja vista que as reflexões pretendidas versam sobre as práticas discursivas que constroem as masculinidades, o cabra-macho, problematizadas no espaço escolar, através dos campos de conhecimento do gênero e da sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.