DEBATE TEÓRICO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DO CABRA-MACHO E DA MASCULINIDADE TÓXICA

Autores

  • Thatiane Oliveira do Nascimento Universidade federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17102

Resumo

O presente texto tem como propósito apresentar reflexões sobre o debate teórico de uma pesquisa de doutorado em curso, que problematiza os discursos que constroem as masculinidades tóxicas e sua aproximação com o homem nordestino, o cabra-macho, descrito pelo autor Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2013). Para tanto, recorremos a bancos de teses e dissertações, na intencionalidade de levantar o conhecimento construído até outubro de 2023 sobre a masculinidade tóxica.  Através da perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, lançamos a problematizar os investimentos no ser/estar masculino construído nas pesquisas anteriores. Percebemos que a pesquisa em curso se distingue das demais realizadas, haja vista que as reflexões pretendidas versam sobre as práticas discursivas que constroem as masculinidades, o cabra-macho, problematizadas no espaço escolar, através dos campos de conhecimento do gênero e da sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thatiane Oliveira do Nascimento, Universidade federal de Juiz de Fora

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Professora/Supervisora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino – Paraíba.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Oliveira do Nascimento, T. (2024). DEBATE TEÓRICO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DO CABRA-MACHO E DA MASCULINIDADE TÓXICA. Diversidade E Educação, 12(1), 524–548. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17102

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner