JUVENTUDES PERIFÉRICAS E O HIP HOP ALAGOANO

RELAÇÕES DE GÊNERO, POLÍTICAS E SOCIOCULTURAIS

Autores

  • Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Rosemeire Reis da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17273

Resumo

O presente estudo é oriundo de uma dissertação de mestrado vinculada ao grupo de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação da Universidade Federal de Alagoas. Partimos da problematização em torno das relações de gênero,  políticas e socioculturais existentes entre  as juventudes e suas culturas periféricas urbanas, mas especificamente no movimento hip hop. Desse modo, nesse texto, pretendemos dialogar analiticamente com os Estudos culturais, a tendência pós-estruturalista e a perspectiva sócio-histórica para além das discussões  advindas da teoria da Reprodução Social. Como abordagem metodológica foi realizada uma etnografia urbana (2015-2016) com jovens entre 18 e 27 anos de idade em um bairro periférico de Maceió. Os resultados apontam que  ainda tem sido limitada as discussões em prol do reconhecimento e empoderamento de gênero, identitário, cultural e político entre os/as jovens e suas culturas periféricas, seja do âmbito social ao acadêmico.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Integrante do grupo de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação. 

Rosemeire Reis da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Profa. Dra. Associada do CEDU-PPGE-UFAL, Pesquisadora  Produtividade CNPq, Líder do Grupo de pesquisa: GPEJUV-UFAL -"Juventudes, Culturas e Formação". Integra o Collège International de Recherche Biographique en Éducation (CIRBE/Pôle Initiatives en Recherche Biographique) e a Rede de pesquisa sobre relação com o saber (REPERES).

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Silva, P. T. B. F. da, & da Silva, R. R. (2024). JUVENTUDES PERIFÉRICAS E O HIP HOP ALAGOANO: RELAÇÕES DE GÊNERO, POLÍTICAS E SOCIOCULTURAIS. Diversidade E Educação, 12(1), 190–215. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17273

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner