JUVENTUDES PERIFÉRICAS E O HIP HOP ALAGOANO

RELAÇÕES DE GÊNERO, POLÍTICAS E SOCIOCULTURAIS

Auteurs-es

  • Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Rosemeire Reis da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17273

Résumé

O presente estudo é oriundo de uma dissertação de mestrado vinculada ao grupo de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação da Universidade Federal de Alagoas. Partimos da problematização em torno das relações de gênero,  políticas e socioculturais existentes entre  as juventudes e suas culturas periféricas urbanas, mas especificamente no movimento hip hop. Desse modo, nesse texto, pretendemos dialogar analiticamente com os Estudos culturais, a tendência pós-estruturalista e a perspectiva sócio-histórica para além das discussões  advindas da teoria da Reprodução Social. Como abordagem metodológica foi realizada uma etnografia urbana (2015-2016) com jovens entre 18 e 27 anos de idade em um bairro periférico de Maceió. Os resultados apontam que  ainda tem sido limitada as discussões em prol do reconhecimento e empoderamento de gênero, identitário, cultural e político entre os/as jovens e suas culturas periféricas, seja do âmbito social ao acadêmico.



Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Integrante do grupo de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação. 

Rosemeire Reis da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Profa. Dra. Associada do CEDU-PPGE-UFAL, Pesquisadora  Produtividade CNPq, Líder do Grupo de pesquisa: GPEJUV-UFAL -"Juventudes, Culturas e Formação". Integra o Collège International de Recherche Biographique en Éducation (CIRBE/Pôle Initiatives en Recherche Biographique) e a Rede de pesquisa sobre relação com o saber (REPERES).

Téléchargements

Publié-e

2024-08-12

Comment citer

SILVA, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da; DA SILVA, Rosemeire Reis. JUVENTUDES PERIFÉRICAS E O HIP HOP ALAGOANO: RELAÇÕES DE GÊNERO, POLÍTICAS E SOCIOCULTURAIS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 190–215, 2024. DOI: 10.14295/de.v12i1.17273. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17273. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner