ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DURANTE O PERÍODO DE 2018 A 2023

Autores

  • Raynna Paiva Universidade Federal de Sergipe
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17404

Resumo

Este artigo corresponde a uma seção específica da pesquisa de dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, centrada na análise da produção de contracondutas em relação à diversidade sexual e de gênero nos Centros de Excelência de Aracaju. Realizou-se uma revisão de literatura com o propósito de analisar a produção acadêmica sobre sexualidade e gênero nas práticas educativas de docentes do ensino médio. A busca ocorreu na BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultando na seleção de 14 pesquisas científicas. A revisão evidenciou que muitos/as docentes enfrentam obstáculos para incluir as temáticas em suas aulas, como falta de conhecimento, resistências e inseguranças, destacando a necessidade de capacitação. Contudo, também aponta uma conscientização crescente sobre a importância de abordar questões de sexualidade e gênero de maneira inclusiva e respeitosa na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raynna Paiva, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – BRASIL. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail: raynnacarvalho@hotmail.com.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – BRASIL. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação (UFMG). E-mail: livinha.bio@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Paiva, R., & de Rezende Cardoso, L. (2024). ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DURANTE O PERÍODO DE 2018 A 2023. Diversidade E Educação, 12(1), 926–950. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17404

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner