ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DURANTE O PERÍODO DE 2018 A 2023

Authors

  • Raynna Paiva Universidade Federal de Sergipe
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17404

Abstract

Este artigo corresponde a uma seção específica da pesquisa de dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, centrada na análise da produção de contracondutas em relação à diversidade sexual e de gênero nos Centros de Excelência de Aracaju. Realizou-se uma revisão de literatura com o propósito de analisar a produção acadêmica sobre sexualidade e gênero nas práticas educativas de docentes do ensino médio. A busca ocorreu na BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, resultando na seleção de 14 pesquisas científicas. A revisão evidenciou que muitos/as docentes enfrentam obstáculos para incluir as temáticas em suas aulas, como falta de conhecimento, resistências e inseguranças, destacando a necessidade de capacitação. Contudo, também aponta uma conscientização crescente sobre a importância de abordar questões de sexualidade e gênero de maneira inclusiva e respeitosa na sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raynna Paiva, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – BRASIL. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail: raynnacarvalho@hotmail.com.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – BRASIL. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação (UFMG). E-mail: livinha.bio@gmail.com.

Published

2024-08-12

How to Cite

PAIVA, Raynna; DE REZENDE CARDOSO, Lívia. ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DURANTE O PERÍODO DE 2018 A 2023. Diversity and Education, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 926–950, 2024. DOI: 10.14295/de.v12i1.17404. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17404. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner