A URGÊNCIA DO DEBATE

GÊNERO E DIVERSIDADE EM UM PROJETO PARA ADOLESCENTES

Autores

  • Renata Porcellis IFSul
  • André Nogueira Alves IFSUL
  • Márcia Rostas IFSul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17324

Resumo

Este ensaio teórico se propôs a descrever as atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto denominado "Papo de Quarta" com estudantes adolescentes LGBTQIAPN+ na faixa etária entre 16 e 20 anos, do IFSul - câmpus Pelotas. Baseado na necessidade de implementação de pedagogias sobre educação sexual e educação de gênero na escola contemporânea, o projeto defende a ideia de que discutir as questões de gêneros e sexualidades na escola produz um espaço mais inclusivo e democrático, possibilitando às/aos estudantes aprender em um ambiente livre de discriminação, de preconceito e de violência. Os encontros ocorriam às quartas-feiras, em semanas alternadas, com duração de uma hora, com a participação de convidados e um tema gerador de interesse das/dos estudantes alusivo a gênero e sexualidade. Como resultados dessa experiência destacam-se a elevação da autoestima, melhor conhecimento de si e de direitos que lhes assistem referentes à saúde e à legislação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Nogueira Alves, IFSUL

Doutor e mestre em Letras, professor do IFSUL, coordenador do NUGEDS-Pelotas, representante do IFSUL no Conselho Municipal LGBT.

Márcia Rostas, IFSul

Pedagoga (UFMA); mestre ( UFPE), Doutora (UNESP), Pos-Doutora (UFSM). Professora do PPGEdu (IFSul). Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvem desigualdade racial e de gênero, minorias sociais, Educação Popular, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético. Líder do GP Discurso Pedagógico CNPq/ IFSUL.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Porcellis, R., Nogueira Alves, A., & Rostas, M. (2024). A URGÊNCIA DO DEBATE: GÊNERO E DIVERSIDADE EM UM PROJETO PARA ADOLESCENTES. Diversidade E Educação, 12(1), 816–832. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17324

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner