CORPO-MANIFESTO E ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • José Valdinei Albuquerque Miranda Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Caroline Maciel Secretaria Municipal de Educação de Cametá-PA
  • Gilcilene Dias Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17135

Resumo

O artigo percorre as noções de corpo-manifesto e arte performativa de gênero, tendo por objetivo problematizar os padrões heteronormativos que permeiam as relações de gênero e sexualidade, tecendo confluências entre a performance-manifesto de Pedro Lemebel e a arte performativa de jovens LGBTQIA+ em espaços acadêmicos. A construção teórico-metodológica se baseia nos estudos da performance, nos estudos de gênero-sexualidade e no pensamento da diferença e educação, tendo por procedimento de análise a leitura rizomática da performance-manifesto de Pedro Lemebel e a performance “Metamorfoses do Corpo” produzida por jovens LGBTQIA+ em espaço universitário. Apresenta o corpo-manifesto como a produção e a expressão de uma arte minoritária de corpos dissidentes que resistem, criam e afirmam as suas lutas e existências na sociedade. As discussões e resultados sinalizam a produção de artes e micropolíticas dos corpos dissidentes e a criação de espaços de heterotopias inventivas na educação.

 

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Biografia do Autor

José Valdinei Albuquerque Miranda, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)´, professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação/CUNTINS, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Educanorte). Membro associado da ANPED. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Anarkhos. Coordenador do projeto de pesquisa Nomadismo e Educação. email jvaldineimiranda@gmail.com

Caroline Maciel, Secretaria Municipal de Educação de Cametá-PA

Mestra em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA). Professora colaboradora da rede pública da educação básica do município de Cametá-PA. E-mail: carolinesocorroped13@gmail.com

Gilcilene Dias, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Linguagem (UFPA/FAL/CUNTINS). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE). Membro associado da ANPED. Líder do Grupo de Pesquisa Anarkhos (CNPq). Coordenadora do projeto de pesquisa "Escritas antropofágicas: arte e literatura e educação ".  E-mail: gilcileneufpa@gmail.com

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Miranda, J. V. A., Maciel, C. do S. F. M., & Costa, G. D. da C. (2024). CORPO-MANIFESTO E ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO. Diversidade E Educação, 12(1), 697–720. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17135

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner