OFICINA DE AUDIOVISUAL SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO

QUAL A SUA IMPORT NCIA PARA A CIDADANIA DOS ESTUDANTES LGBTI+?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16298

Resumo

O presente artigo apresenta dados e reflexões acerca da realização de uma oficina de audiovisual sobre sexualidade e gênero. A metodologia assumiu contornos da pesquisa qualitativa, com a participação que variava entre seis a dez estudantes do ensino. Composta por seis encontros semanais, de três horas cada, foi desenvolvida em uma escola da rede estadual no município de Saquarema, RJ. Utilizou-se a técnica do diário de bordo para os registros e coleta de dados. Para a análise e interpretação das informações construídas na pesquisa de campo, utilizou-se a técnica da Análise de Livre Interpretação (ALI). Os resultados apontam para a eficácia da oficina como um espaço de interlocução, acolhimento, escuta, vivências, proteção e reflexão sobre ações de enfrentamento e combate ao preconceito e discriminação contra a população LGBTI+, sobretudo no ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Oficina de audiovisual. Sexualidade. Gênero. Diário de Bordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Marins, IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Especialista, IFRJ, Nilópolis, RJ, Brasil 

Marcus Vinícius Pereira, IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS

Doutor, IFRJ, Nilópolis, RJ, Brasil

Giselle Rôças, IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS

Doutora, IFRJ, Nilópolis, RJ, Brasi

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Marins, I., Pereira, M., & Rôças, G. (2024). OFICINA DE AUDIOVISUAL SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO: QUAL A SUA IMPORT NCIA PARA A CIDADANIA DOS ESTUDANTES LGBTI+?. Diversidade E Educação, 12(1), 1387–1406. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16298