NARRATIVAS DE DOCENTES LGBTIA+

CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GÊNEROS E SEXUALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16755

Resumo

As práticas pedagógicas não somente compõem os currículos, mas os modificam e os produzem. As experiências de docentes LGBTIA+ então provocam transgressões e (re)produções de outras/novas práticas, no que tange as questões de gêneros e sexualidades. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo problematizar as narrativas de docentes LGBTIA+ acerca da (re)produção do(s) currículo(s) na educação básica sobre gêneros e sexualidades. A pesquisa foi realizada com docentes LGBTIA+, formados/as em Pedagogia que atuam em Imperatriz/MA no ensino fundamental (anos iniciais). A metodologia se baseou na técnica de Bola de Neve para contato, com a produção das narrativas por meio de Entrevista/Conversa e a Análise Narrativa em diálogo com os estudos queerdecolonial e os estudos (auto)biográficos. Conclui-se que os currículos existentes nos espaços educativos apresentam fortes discursos (re)produtores de normativas binárias de gêneros, ao qual os/as docentes LGBTIA+ percebem e tentam desconstruir através de transgressões cotidianas de (re)existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Jamerson da Silva Brito, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2023 - presente). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED (2023) e Graduado em Pedagogia (2020) ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pós-Graduando em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2024 - presente). Especialista em Docência na Educação Básica - EDUBas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Davinópolis/MA (2020 - presente). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade - Gesed/UFJF (2023 - presente). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2022 - presente) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOGraph (2024 - presente). Atualmente pesquiso sobre: Gêneros e Sexualidades, Currículos, Estudos Queerdecoloniais, Pesquisas Narrativas e (Auto)Biográficas. 

Witembergue Zaparoli, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas e de Literaturas, Universidade Federal do Tocantins - UFT/ARAGUAÍNA, na linha de pesquisa: Linguagem, educação e diversidade cultural. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2010), na linha de pesquisa: Saberes Culturais e Imaginários da Amazônia. Especialista em Didática Universitária (2004) e Ciências Sociais (2005). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2015). Docente da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Imperatriz - CCIm/UFMA, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação com área de concentração em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED. Líder do Grupo de Pesquisa em Diálogos Interculturais e Práticas Educativas - DIPE.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Brito, J. J. da S., & Zaparoli, W. G. (2024). NARRATIVAS DE DOCENTES LGBTIA+: CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GÊNEROS E SEXUALIDADES. Diversidade E Educação, 12(1), 1231–1245. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16755