NARRATIVAS DE DOCENTES LGBTIA+
CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GÊNEROS E SEXUALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16755Resumo
As práticas pedagógicas não somente compõem os currículos, mas os modificam e os produzem. As experiências de docentes LGBTIA+ então provocam transgressões e (re)produções de outras/novas práticas, no que tange as questões de gêneros e sexualidades. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo problematizar as narrativas de docentes LGBTIA+ acerca da (re)produção do(s) currículo(s) na educação básica sobre gêneros e sexualidades. A pesquisa foi realizada com docentes LGBTIA+, formados/as em Pedagogia que atuam em Imperatriz/MA no ensino fundamental (anos iniciais). A metodologia se baseou na técnica de Bola de Neve para contato, com a produção das narrativas por meio de Entrevista/Conversa e a Análise Narrativa em diálogo com os estudos queerdecolonial e os estudos (auto)biográficos. Conclui-se que os currículos existentes nos espaços educativos apresentam fortes discursos (re)produtores de normativas binárias de gêneros, ao qual os/as docentes LGBTIA+ percebem e tentam desconstruir através de transgressões cotidianas de (re)existência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.