JUVENTUDES, RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO

(DES)CONSTRUÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Adriano Gonçalves da Silva CEFET-MG
  • Marie Luce Tavares IFMG

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17293

Resumo

O objetivo deste estudo foi problematizar as relações étnico-raciais e de gênero nos currículos de educação física, a partir das experiências de jovens estudantes do ensino técnico de nível médio no CEFET-MG. Um questionário foi aplicado a 157 estudantes com idade entre 15 e 18 anos. De forma geral, ainda que muitas/os estudantes tenham experiências positivas com a educação física, os relatos sobre as vivências do ensino fundamental apontam que a unidade curricular não tem sido um momento agradável para todas/os. A preservação dos estereótipos e opressões de gênero e do racismo estrutural indicam que é necessário que a educação física reconheça o lugar da diversidade em sua composição, investindo em práticas inclusivas e democráticas. Uma educação física que traz para seu cerne a diversidade cultural, social, étnica e de gênero constrói um caminho para que as/os jovens possam refletir a relação com seus corpos livres dos estereótipos.

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Biografia do Autor

Adriano Gonçalves da Silva, CEFET-MG

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio no Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro - Portugal. Atualmente professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Unidade Curvelo. Membro do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG e do NEPGRES - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade - IFMG. 

Marie Luce Tavares, IFMG

Doutora em Estudos do Lazer, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio de pós-graduação no Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro; Mestre em Estudos do Lazer, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), membro do Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer - ORICOLÉ da UFMG, membro do Grupo Pensando Educação Física Escolar do IFMG, membro do Grupo ANDALUZ da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Grupo de Pesquisa Gênero e Performance (GECE) da Universidade de Aveiro. Pesquisadora Associada da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/es (ABPN); e membro do IFNegro - Coletivo de Servidoras(es) Negras(os) do IFMG

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Gonçalves da Silva, A., & Tavares, M. L. (2024). JUVENTUDES, RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO: (DES)CONSTRUÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Diversidade E Educação, 12(1), 767–789. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17293

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner